Monitoramento epidemiológico

Cachoeiro já realizou mais de 40 mil testes para Covid-19

Inquérito sorológico e coleta de amostras com swab em unidades básicas facilitam acesso a testes
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em Cachoeiro de Itapemirim, foram realizados, até a tarde desta segunda-feira (25), 41.814 testes para detecção do novo coronavírus de acordo com o painel de indicadores do governo estadual. O número, superior ao de casos notificados (40.787), revela que o município tem 197 testes feitos para cada 1 mil habitantes.

A testagem é essencial para o monitoramento epidemiológico, sendo um dos fatores levados em consideração na elaboração semanal do mapa de risco pelo governo estadual.

Entre as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está o inquérito sorológico, quando foram realizados 1.334 testes em moradores de diversos bairros e distritos. A atividade teve como objetivo o mapeamento, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do grau de propagação do coronavírus nos municípios capixabas.

A disponibilização de coletas com swab nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cachoeiro também facilitou o acesso de pacientes aos testes. O material coletado é enviado para o Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen), para que faça as análises das amostras e determine a presença ou não do coronavírus no paciente. Em média, os resultados ficam prontos em até 5 dias, mas o tempo varia de acordo com a demanda do Lacen.

Desde o início do procedimento nas UBS, em outubro de 2020, já foram feitas mais de 1.500 coletas de amostras.

“O número de testes é o melhor indicador de Cachoeiro, dentre os que compõem a matriz de risco para Covid-19 no estado, sendo que este é único fator em que o poder público tem controle total. Contamos com a colaboração de toda a população para que possamos combater a pandemia com efetividade”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.