Patrimônio natural

Monumento Natural do Itabira ganha logomarca

A marca visa valorizar o patrimônio natural e deverá ser utilizada em materiais relacionados ao Monai
Foto: Divulgação/PMCI

Patrimônio natural de Cachoeiro de Itapemirim, o Monumento Natural do Itabira (Monai) agora tem uma logomarca. A nova marca, criada pela Coordenadoria Executiva de Comunicação – vinculada à Secretaria Municipal de Governo – será utilizada em diversos materiais relacionados ao Monai após a conclusão da revisão de seu plano de manejo, como documentos e placas.

A marca foi apresentada, em primeira mão, durante uma mesa-redonda on-line, na última quinta-feira (10), promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em meio à programação da Semana do Meio Ambiente. Arredondada, ela valoriza as formas sinuosas e características do Itabira – apresentando, ainda, cores vivas, que remetem à natureza.

“O Itabira é um monumento natural de extrema relevância para o município, e é importante que haja uma marca que traduza sua significância e desperte o sentimento de pertença em nossa população. Ficamos felizes com o resultado e esperamos que os cachoeirenses aprovem a marca”, expressa a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.

A mesa-redonda onde a logomarca foi apresentada abordou a temática “Áreas protegidas e unidades de conservação”. Foi destacado que unidades de conservação visam proteger porções significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente.

Outras duas mesas-redondas on-line fizeram parte da programação da Semana do Meio Ambiente, totalizando mais de 300 visualizações. As gravações estão disponíveis no canal de YouTube da Prefeitura de Cachoeiro.

“Estamos satisfeitos com tudo que foi falado e discutido em todas as conversas. Foram abordados assuntos de extrema importância para a conscientização e preservação ambiental, como o fortalecimento do sistema ambiental e a liberdade econômica e o Plano de Saneamento de Cachoeiro. Para isso, contamos com participação de pessoas que dividiram conhecimento e informações muito relevantes. Convidamos as pessoas que não puderam assistir às lives, que confiram no YouTube da Prefeitura”, salienta Luana Fonseca.