Cachoeiro lança nesta quinta (7) o projeto Caixa Ecológica

A estrutura montável se transforma em uma estante com livros sobre meio ambiente

Cachoeiro ganha nesta quinta-feira (7) o projeto Caixa Ecológica, com junção de diversas ações lúdicas para conscientização ambiental. O lançamento ocorre na escola José Taveira, no bairro Abelardo Machado, às 8h30.

Por meio de uma caixa montável, que se transforma em uma estante com livros que abordam a ecologia, a equipe de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), vai repassar noções sobre o tema para estudantes com idade até 12 anos.

A leitura infantil será usada de forma mais dinâmica, com contação de histórias, manipulação de fantoches e atividades artísticas em geral, como música, dinâmicas, dança e oficinas artísticas.

Nesta estreia, um pé de maçã feito de papelão será usado para contar a história do livro “A árvore generosa”, clássico da literatura infantil. Lançada em 1964, foi a obra que consagrou a carreira do músico e escritor estadunidense Shel Silverstein, que morreu em 1999.

O evento nesta quinta segue até as 14h30 e faz parte da programação da prefeitura para o mês do meio ambiente, que tem caminhada, oficinas, palestra, Ponto de Flor e plantio de árvores.

“Em uma sociedade carente de respeito ao meio ambiente, o projeto Caixa Ecológica fornece uma nova e importante ferramenta para falar sobre a preservação ambiental, unindo o tema às artes e à educação. Queremos formar cidadãos pensantes e atuantes em relação à ecologia”, avalia o secretário de Meio Ambiente em exercício, Fernando Martins.

O enredo de “A árvore generosa”
Todos os dias, um menino vai até uma árvore para se pendurar em seus galhos, comer suas maçãs e descansar sob sua sombra. O menino ama a árvore, e ela, feliz,  também o ama. Porém,  o tempo passa, o garoto cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar.  Passa a querer dinheiro, uma casa, uma esposa. E a árvore, sem muitos recursos para ajudá-lo, mas disposta a qualquer coisa para vê-lo feliz, vai se desfazendo aos poucos, mostrando que, pelo amor do menino, pode abrir mão de sua própria vida.

Confira as próximas atividades do mês do meio ambiente!
Dia 10 – domingo
caminhada até a parte alta do bairro São Geraldo