Conferência

Cachoeiro participa da organização de evento regional sobre igualdade racial

Na última semana, houve reunião preparatória para a Conferência Intermunicipal, marcada para 4 de fevereiro
Foto: Divulgação/PMCI

Com o objetivo de fortalecer o movimento de combate à desigualdade racial, na região sul capixaba, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro (Semdes) participou, na última semana, junto a outros municípios e ao governo do estado, de reunião para organização da Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial. O encontro foi realizado na cidade de Marataízes, que sediará o evento, no próximo dia 4 de fevereiro.

A conferência contará com a participação dos seguintes municípios: Iconha, Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Atílio Vivácqua, Marataízes, Itapemirim, Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma e Presidente Kennedy. Cachoeiro escolherá seus representantes da sociedade civil por meio de eleição em plenárias a serem realizadas ainda neste mês.

Este ano, a conferência tem como tema: “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: Política de Estado e responsabilidade de todos nós”.

O encontro será um espaço de diálogo e construção, onde serão debatidos os desafios, avanços e estratégias com relação à promoção de políticas de igualdade racial no Espírito Santo.

“Essa conferência será um encontro de grande importância para o debate sobre igualdade racial em nossa região e estamos muito contentes em poder contribuir na organização do evento. Precisamos da união de todos na luta contra o preconceito e na construção de uma sociedade antirracista”, comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Bezerra.

A Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial é, também, um dos eventos de preparação da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), que será realizada no próximo mês de março. Ambos os eventos são uma iniciativa da Secretaria de Estado De Direitos Humanos (SEDH) em parceria com as gestões municipais.