Notícias

Cachoeiro participa da Virada Turística Capixaba na próxima semana

Nesta semana, foi feito na Câmara um convite público para as atividades

Uma série de eventos integra na segunda quinzena de outubro a programação cachoeirense da Virada Turística Capixaba, como as mostras em equipamentos públicos, visitas, contação de histórias e caminhadas.

Leonardo Moreira e Maria Elvira Tavares Costa, respectivamente das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e de Cultura (Semcult), estiveram nesta semana na Câmara Municipal, para um convite público aos moradores.

“Além de desenvolver o potencial turístico da cidade, com foco também na geração de renda, os eventos resgatam a história local. Porém, para inflamar de fato esse desenvolvimento, a proposta precisa do apoio dos moradores”, convoca a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins.

Nesta quarta-feira (18), a calçada do Teatro Municipal Rubem Braga recebe o lançamento do Circuito Turístico Urbano Viva Cachoeiro a Pé, e o público poderá conhecer o trajeto e o mapa turístico urbano da cidade, às 9h. Depois, sai dali a caminhada até a praça Jeronimo Monteiro.

Até o dia 20, tem contação de histórias na Casa dos Braga e mostra de filmes de Roberto Carlos, na casa onde o cantor nasceu e morou. Até o fim do mês, seguem duas exposições no Museu Ferroviário Domingos Lage.

As atrações de encerramento são o Seminário “Educação Patrimonial – 1º passo”, no campus I (bairro Paraíso) do Centro Universitário São Camilo, e o Famtour Circuito Caminho das Pedras, uma caravana com convidados que integram o trade turístico e a mídia locais.

Em todo o território capixaba, serão 360 horas de eventos voltados ao turismo. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) promove a programação ao lado de prefeituras, Ministério do Turismo, Assembleia Legislativa, Sistema S e outras entidades.

Confira a programação da Virada Turística em Cachoeiro!

16 a 20 de outubro
Casa de Cultura Roberto Carlos
Mostra de filmes do Rei
Das 9h às 10h e das 11h às 12h (manhã)
Das 14h às 15h e das 16h às 17h (tarde)

Casa dos Braga
Contação de histórias com Maria Elvira Tavares Costa e Thiago Neves
Das 9h20 às 10h e das 10h40 às 11h20 (manhã)
Das 14h às 14h40 e das 15h20 às 16h (tarde)

Dia 18 (quarta)
Calçada do Teatro Rubem Braga, às 9h
Lançamento do Circuito Turístico Urbano Viva Cachoeiro a Pé, com apresentação do trajeto e inauguração da empena com o mapa turístico urbano da cidade, seguido de caminhada até a praça Jeronimo Monteiro

Dia 20
Auditório do Centro Universitário São Camilo, bairro Paraíso, às 19h
Seminário “Educação Patrimonial – 1º passo”

Dia 21
Famtour Circuito Caminho das Pedras
Visitação a uma pedreira de extração de mármore; a uma indústria de beneficiamento de rochas, com exposição de artesanato de mármore; e uma usina de reciclagem dos resíduos das indústrias de rochas ornamentais

Todo o mês de outubro
Museu Ferroviário Domingos Lage
Armazém 1: Exposição permanente com projeções do documentário “Retrilhando a Leopoldina”, de Paulo Henrique Thiengo
Armazém 2: Exposição “Circuito 55 anos”
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h