Combate ao racismo

Cachoeiro participou de Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial

Representantes de diversos municípios estiveram presentes no encontro, que aconteceu na cidade de Marataízes
Foto: Divulgação/PMCI

Servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) de Cachoeiro participaram, na última sexta-feira (4), da Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial, que aconteceu na cidade de Marataízes.

O evento contou com a participação dos municípios de Iconha, Cachoeiro de Itapemirim, Rio Novo do Sul, Atílio Vivácqua, Marataízes, Itapemirim, Anchieta, Alfredo Chaves, Piúma e Presidente Kennedy.

Sob o tema “Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: Política de Estado e responsabilidade de todos nós”, a conferência contou com debates sobre questões pertinentes ao combate ao racismo, em que foram elencados os desafios, avanços e estratégias com relação à promoção de políticas de igualdade racial no Espírito Santo.

Durante o encontro, os representantes do município foram divididos em mesas de debate. Cachoeiro liderou as discussões sobre intolerância religiosa, que contou, também, com a participação do bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.

Entre os assuntos debatidos, foi aprovada a criação de um fórum permanente de combate ao racismo, com o objetivo de alcançar os municípios que ainda não possuem conselhos ou entidades representativas sobre questões raciais.

“O combate ao racismo é um assunto que precisa estar sempre em destaque. Não é possível construir uma sociedade igualitária sem debates e políticas de inclusão que abarquem esse tema. Por isso, estamos empenhados em contribuir e participar de todo e qualquer movimento que pavimente as discussões sobre igualdade racial em nosso cotidiano, visando um futuro de maior igualdade e menos preconceito”, comenta a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.

A Conferência Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial é, também, um dos eventos de preparação da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), que será realizada no próximo mês de março. Ambos os eventos são uma iniciativa da Secretaria de Estado De Direitos Humanos (SEDH) em parceria com as gestões municipais.