Notícias

2 e 3 de dezembro

Cachoeiro promoverá 2º Fórum Municipal de Saúde Mental na próxima semana

Evento será realizado no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto
Foto: Ilustrativa

Nos dias 2 e 3 de dezembro, acontecerá o 2º Fórum Municipal de Saúde de Mental de Cachoeiro. O evento será realizado no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, das 8h às 13h, e conta com organização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Conselho Municipal de Saúde e Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município.

O Fórum é voltado para trabalhadores da Saúde, usuários dos serviços de saúde mental, representantes de outros órgãos públicos e sociedade civil em geral. Ele antecede as etapas regional, estadual e nacional da V Conferência Nacional de Saúde Mental, e tem como objetivo aprovar propostas e eleger delegados para representar o Cachoeiro na etapa regional.

A programação também prevê palestras, apresentações culturais, debates e mesas redondas, com a seguinte temática: “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

As inscrições poderão ser feitas por e-mail (cmsaude@cachoeiro.es.gov.br) ou no local do evento, até as 10h do primeiro dia de programação.

“O debate sobre saúde se faz cada vez mais necessário, para que a gente consiga aprimorar as políticas públicas e combater o estigma que ainda existe nessa área. Será um evento aberto a toda a sociedade, mas tomando todos os cuidados sanitários necessários, incluindo uma atenção maior à capacidade de público do espaço”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Para mais informações, entre em contato com o Conselho Municipal de Saúde pelo telefone (28) 3155-5681.

Programação do 2º Fórum Municipal de Saúde Mental

Tema: A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.

02/12 (quinta-feira)

8h: Credenciamento

8h30: Apresentação Musical/ Usuários do CAPSII

9h: Abertura Oficial

9h30: Palestrante: Gabriela Bertulozo Ferreira-Especialista em Formação Integrada Multiprofissional. Tema: Política de Saúde Mental Como Direito.

11h: Debate e Mesa Redonda com Profissionais da APS e Outros Serviços

13h: Encerramento

03/12 (sexta-feira)

8h: Abertura com Jean Paulo Carneiro Santos – Apresentação Musical (Usuário do CAPSII)

8h30: Apresentação dos residentes do Programa Multiprofissional de Saúde Mental ICEPi. Com a participação do Terapeuta Ocupacional Gabriel Lugão

9h: Palestrante: Fabiana Batista Ferreira – Assistente Social Mestre em Política Pública Tema: Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade

10h: Depoimento de Familiar e Usuário do CAPSII – Sra. Creuza Carriço Lima e Alexandre Carriço Lima

10h30: Debate e Mesa Redonda. (Karen Cristina Ulfeldt / CAAD, Marcos Archanjo / SEMUS, / Dr. Celso SEMUS / CAPAAC, Elizandra Rodrigues/ Coord. de Saúde Mental Regional, Romário Manzoli/ Conselho Tutelar Regional 2)

12h: Apreciação das propostas para aprovação pelos delegados

12h45: Eleição dos delegados para etapa Regional

13h: Enceramento – Apresentação musical dos usuários do CAPSad