Confira a programação

Cachoeiro realiza campanha de prevenção à tuberculose a partir de sexta-feira (12)

UBS do Village da Luz é um dos locais que terão ações da campanha
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) inicia, na sexta-feira (12), uma campanha de combate à tuberculose, em alusão ao dia nacional de prevenção da doença, que é comemorado no em 17 de novembro.

A ação é o resultado de um esforço conjunto entre o Programa Municipal de Combate à Tuberculose e as equipes de Saúde da Família, que irão realizar atendimentos e orientações à população sobre como se prevenir e identificar a doença.

Durante toda a campanha, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão atendimento especial, coleta de escarro para exame de detecção da tuberculose, rodas de conversas e palestras. Também estão previstas ações de conscientização em vias públicas, com panfletagem.

“A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, que afeta, principalmente, a população adulta e possui uma taxa de mortalidade considerável. É muito importante que as pessoas fiquem atentas aos sintomas da doença, para, se for o caso, procurar ajuda médica”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Sinais e sintomas da tuberculose

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo. Segundo a Semus, no município de Cachoeiro de Itapemirim, no ano de 2020, foram diagnosticados 113 casos de tuberculose.

Entre os sintomas mais comuns estão a tosse por mais de 3 semanas, que pode ser acompanhada de emagrecimento; febre à tarde; suor noturno; perda de apetite e cansaço. Muitas vezes, os sintomas da tuberculose são confundidos com o da gripe, pneumonia ou covid-19.

O tratamento é feito com antibióticos, e tem duração de, no mínimo, seis meses. É importante que o paciente siga à risca o cronograma de tratamento para que o organismo não crie resistências à doença.

Confira a programação da campanha

12 de novembro (sexta-feira)

UBS Amaral 13h  Capacitação da equipe sobre o tema e sala de espera ao público presente.

UBS Abelardo Machado 8h  Roda de conversa e panfletagem no bairro.

17 de novembro (quarta-feira)

UBS Alto União  7h30  Teatro abordando o tema “combate à tuberculose”.

UBS Amaral  8h às 15h  Capacitação da equipe sobre o tema da campanha e sala de espera ao público presente.

18 de novembro (quinta-feira)

UBS Zumbi 8h Sala de espera e coleta de material para exame de baciloscopia de sintomáticos respiratórios.

19 de novembro (sexta-feira)

UBS Novo Parque 8h30  Sala de espera sobre medicações de combate à Tuberculose.

25 de novembro (quinta-feira)

UBS Village da Luz 13h  Panfletagem na comunidade.

29 de novembro (segunda-feira)

UBS Paraíso 13h Palestra sobre o tema da campanha.