Cachoeiro recebe a quinta edição do Campeonato Brasileiro de Muay Thai

A competição acontece neste fim de semana, no ginásio do bairro Aeroporto (Foto: Jonathan Fontana)

Neste fim de semana, Cachoeiro recebe a 5ª edição do Campeonato Brasileiro de Muay Thai. A competição, que acontece pela primeira vez no município, será realizada de sexta (6) a domingo (8)  e contará com 480 atletas de 18 estados participantes, no Ginásio Poliesportivo Theodorico de Assis Ferraço, no bairro Aeroporto.

A competição, que é uma realização da Confederação Brasileira de Muay Boran e Muay Thai (CBMB), em parceria com a Federação Capixaba de Muay Thai e Muay Boran (FCMM), conta com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp) e terá “entrada solidária”: um quilo de alimento não perecível para entidades socioassistenciais do município.

Nesta sexta, acontece a pesagem de todos os atletas, aberta ao público, no ginásio do Aeroporto, das 7h30 às 17h. A abertura será no sábado (7), das 8h às 21h, com desfile e apresentação das federações estaduais. Após as solenidades, acontecerão as disputas nas categorias amador, pro AM e o grand prix (GP) profissional e pro AM, no feminino e masculino.

Todas estas categorias disputam cinturões brasileiros e uma vaga no mundial de muay thai, que acontece em 2020, em Bangkok, na Tailândia. No domingo (8), a partir das 8h, acontecerão as finais das categorias amador e pro AM.

“Agradecemos imensamente à Federação Capixaba de Muay Thai por trazer para o nosso município um campeonato brasileiro. Além de oportunizar aos atletas locais participarem de um evento desse nível, traz para Cachoeiro um grande número de atletas e visitantes de outros estados”, comenta a secretária de Esporte e Lazer de Cachoeiro, Lilian Siqueira.

“Todo ano, levo atletas capixabas para o mundial na Tailândia, que é o berço deste esporte, para que eles possam se profissionalizar nesta arte. Temos atletas muito bons no município e no Estado”, explica o presidente da Federação Capixaba de Muay Thai e Muay Boran (FCMM), Arthuro Villarreal.

Aulas gratuitas de artes marciais

No bairro Alto Amarelo, o núcleo de artes marciais do projeto Nosso Esporte Cachoeiro, da Semesp, atende estudantes de 7 a 17 anos, com aulas de jiu-jitsu às terças, a partir de 20h30, e capoeira todas as terças e quintas, das 19h30 às 20h30. Nas quartas, acontecem as aulas de taekwondo, às 19h30, e às sextas, de muay thai, das 19h30 às 20h30. Em breve, serão oferecidas também nos bairros Nova Brasília e Aquidaban.

Para se inscrever, basta o estudante ir ao núcleo com o responsável nos dias e horários das aulas. As atividades são gratuitas.