Incentivo ao esporte

Cachoeiro recebe competição de mountain bike neste fim de semana

Provas serão realizadas na fazenda Timbó Race, localizada na estrada da Gruta
Foto: Wesley Kestrel/CBC

No próximo fim de semana, ciclistas capixabas e de outros estados estarão em Cachoeiro de Itapemirim para o Desafio XCO de Mountain Bike. O evento, que é promovido pela Federação Espírito Santense de Ciclismo (FESC), conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp), por meio do edital de apoio a eventos esportivos.

A competição será na fazenda Timbó Race, localizada na estrada da Gruta, nas categorias infanto juvenil, juvenil e master, no masculino e feminino. A entrada é franca.

No sábado (16), a partir das 14h30, acontecerá, pela primeira vez no município, o Campeonato Estadual de MTB XCC, prova curta, com percurso de 1 km. Os ciclistas poderão fazer o reconhecimento do circuito a partir das 8h.

Já no domingo (17), a partir das 8h, valendo pontos para o Ranking Nacional de MTB, os ciclistas competem na prova de XCO. Neste formato, as disputas acontecem com várias voltas em um circuito de cerca de 5 km, formado por trilhas e alguns trechos de estradas, com subidas, descidas e com mais dificuldades oferecidos pelo terreno, o que exige mais técnica dos bikers.

“Esta é uma competição que envolve os melhores atletas do Espírito Santo e de outros estados também, que estarão presentes com muita habilidade técnica, fazendo com que seja uma disputa muito equilibrada. A expectativa é muito boa, é uma prova dinâmica, legal de assistir também. Fico feliz de organizar um campeonato deste nível em Cachoeiro e agradeço à Prefeitura pelo apoio”, afirma o presidente da Federação Espírito Santense de Ciclismo, Sandro de Oliveira.

“O edital de apoio a eventos esportivos é muito importante para a promoção do esporte em diferentes modalidades em nosso município. Oportuniza eventos inéditos em níveis municipal, estadual e nacional, atraindo turistas, o que ajuda a aquecer a economia local”, explica o secretário interino de Esporte e Lazer, Carlos Renato Simões.