Notícias

Cachoeiro recebe conferência ambiental no domingo (20)

Um dos convidados é o geógrafo Mario Mantovani, um dos ícones nacionais da defesa ambiental

Além de atrativos culturais, a programação da 7ª Bienal Rubem Braga, que é promovida na Praça de Fátima, no centro de Cachoeiro de Itapemirim, desde terça-feira (15), também terá um momento em que estará em pauta o meio ambiente, um dos temas recorrentes na obra do cronista.

Trata-se da II Conferência Ambiental Rubem Braga: Gestão Verde, que acontecerá no domingo (20), a partir das 14h, no auditório Marco Antonio de Carvalho. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a pasta de Cultura e Turismo (Semcult), organizadora da feira literária.

Serão apresentadas, no encontro, soluções para uma gestão baseada nos princípios da sustentabilidade ambiental. Arborização e mobilidade urbana estarão entre os tópicos. A ideia, de acordo com a Semma, é que dali as discussões a respeito sejam depois levadas para a população.

O debate contará com convidados com experiência no setor ambiental no âmbito da gestão pública, Mário Louzada e Tiago Leal, e com o geógrafo Mario Mantovani, um dos ícones nacionais da defesa ambiental, área em que possui 35 anos de experiência.

Ex-secretário de Meio Ambiente do estado de São Paulo, na década de 1980, e há 27 anos na Fundação SOS Mata Atlântica (onde é, atualmente, diretor de políticas públicas), ele atua, ainda, na Frente Parlamentar Ambientalista, desde sua criação, em 2007. Hoje, luta para que mais de 400 leis ambientais sejam aprovadas.

“Minha proposta, em Cachoeiro, será relacionar a questão da sustentabilidade ao dia a dia das pessoas, ao que de fato tem a ver conosco, fazendo uma abordagem simplificada e, portanto, amplamente compreensível. Vou falar, por exemplo, da restauração de coberturas florestais, essenciais para a preservação dos rios”, antecipa Mantovani.  

A II Conferência Ambiental Rubem Braga: Gestão Verde é aberta ao público, sendo necessária inscrição prévia, que deve ser feita pelo site bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br, em “Inscreva-se”.