Influenza

Cachoeiro recebe mais de 50 mil doses de vacina contra gripe

Qualquer pessoa acima de seis meses de vida pode receber a vacina
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim recebeu, nesta sexta-feira (16), mais 57.760 doses de vacina contra a gripe. Qualquer pessoa acima de seis meses de vida pode receber a vacinação, que acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacina e na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu.

Não é necessário fazer agendamento. Basta comparecer ao local de vacinação, portando documento de identidade com foto e cartão de vacina. No caso de crianças ou bebês, o documento de identificação é a certidão de nascimento ou declaração de nascido vivo liberada pelo hospital.

O Ministério da Saúde autorizou a ampliação da vacinação contra a gripe para o público em geral no início deste mês. Desde abril, mês de início da campanha, mais de 29 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários foram vacinadas em Cachoeiro.

A vacina da gripe é importante para evitar a contaminação pelo vírus influenza e, consequentemente, o desenvolvimento de quadros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sobretudo, em pacientes mais vulneráveis. A vacina também contribui para ativar a resposta imune do organismo para outros agentes nocivos à saúde, em geral.

Além disso, estudos recentes apontam que pessoas vacinadas contra a gripe podem estar mais protegidas dos efeitos graves provocados pela Covid-19 – apesar de a vacina contra o vírus influenza não servir como imunizante contra a doença causada pelo novo coronavírus.

“A vacina contra a gripe é muito benéfica para todas as pessoas que a tomam. A realização desta campanha contribui, para evitar mais casos de doenças respiratórias, em um momento em que o sistema de saúde está bastante sobrecarregado por conta da pandemia. Portanto, convocamos toda a população a comparecer nos postos de saúde – sempre lembrando de manter os protocolos sanitários, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

A Semus alerta que, quem tomou a vacina contra a Covid-19, precisa aguardar intervalo de, pelo menos, 14 dias para tomar a dose contra gripe.

Mutirão para segunda dose contra Covid-19

Neste sábado (17), das 8h às 15h, a Semus realizará um novo mutirão para aplicação da segunda dose. Quem já se vacinou uma vez e estiver com a segunda dose atrasada ou perto da data de vencimento poderá procurar a Policlínica Municipal Bolívar de Abreu, sem precisar de agendamento. Os documentos exigidos são documento de identidade com foto e cartão de vacina.

Todas as pessoas que receberam a primeira aplicação devem ficar atentas à data da segunda dose. É preciso procurar a unidade de saúde mais próxima ou a Policlínica Municipal assim que chegar o dia marcado no cartão de vacinas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h – se a data coincidir com final de semana ou feriado, basta se dirigir até o local no dia útil seguinte.

Locais de vacinação contra a gripe:

Policlínica Municipal Bolívar de Abreu
UBS Abelardo Machado