Cachoeiro recebe quatro novas ambulâncias para o Samu

Base de Cachoeiro deverá entrar em funcionamento até o fim de março
Foto: Divulgação/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim recebeu, nesta sexta-feira (19), quatro novas ambulâncias que serão utilizadas no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A nova base do Samu no município, localizada no bairro Baiminas, junto à Central de Ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deverá entrar em operação até o final deste mês de março.

Das quatro ambulâncias, três são de suporte básico e uma de suporte avançado, as quais atenderão, também, outros municípios da região. O serviço será operado por uma empresa contratada pelo Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul) por meio de processo licitatório. O financiamento é tripartite, com divisão entre União, Estado e Município.

O Samu é um serviço de atendimento pré-hospitalar. O objetivo é fazer com que profissionais de saúde iniciem, da forma mais precoce possível, os procedimentos de salvamento de pacientes em situações de urgência e emergência, aumentando as possibilidades de recuperação das vítimas. Sendo assim, as ambulâncias funcionam como unidades móveis de saúde.

“O Samu é um serviço completo, que não serve apenas para transportar pacientes, mas para aprimorar as ações de atendimento a casos de urgência”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

“Batalhamos muito para conseguir uma base do Samu em Cachoeiro e estamos muito felizes de ver esse sonho perto de ser realizado. O serviço chega ao município em um momento muito oportuno, tendo em vista o crescimento das demandas pelos atendimentos de saúde em meio à pandemia. Agradecemos ao apoio do governo estadual”, celebra o prefeito Victor Coelho.

São três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado