Porte III

Cachoeiro recebe recursos para nova unidade de saúde do Zumbi

De porte III, a UBS será a maior da região sul capixaba
Foto: Divulgação/PMCI

O Fundo Municipal de Saúde de Cachoeiro recebeu, na sexta-feira (27), recursos que serão aplicados na construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Zumbi. Proveniente de emenda parlamentar, a quantia de R$ 1,045 milhão foi captada pela equipe da Secretaria Municipal de Modernização e Análise de Custos (Semmac).

Com a chegada da verba, estão sendo tomadas as medidas administrativas necessárias para que as obras sejam iniciadas o mais breve possível.  

De porte III, a UBS será a maior da região sul capixaba e terá investimento total de R$ 3,2 milhões – o valor será complementado com recursos próprios do município.

Localizada na rua José Eugênio de Souza, a unidade contará com equipe de médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas e agentes comunitários de saúde.

No local, a comunidade terá acesso a atendimentos médicos e de enfermagem; aferição de pressão arterial; testes de glicemia; antropometria; vacinação; visitas domiciliares; grupos de apoio à saúde; farmácias; coleta de exames preventivos; puericultura e atendimentos puerpério; pré-natal; grupos de tabagismo e atividades educativas em saúde na comunidade e escola.

“Esse é mais um grande investimento que faremos em favor da saúde pública de Cachoeiro. Teremos um enorme salto de qualidade na oferta de serviços aos moradores do Zumbi e região, que passarão a contar com uma estrutura de atendimento muito superior à existente hoje”, destaca o prefeito Victor Coelho.
Para a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, a UBS do Zumbi será um marco na rede de atenção básica do município. “A região mais populosa da cidade precisa de uma unidade desse porte, para que possamos acolher todos de forma mais humanizada e atender com maior resolutividade”, avalia.