Lei Rubem Braga

Cachoeiro recebe seminário de formação orquestral e concertos

Duo Ortiz, com pianista e violoncelista, se apresentará nesta quinta (31)
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (31), músicos do Projeto Casa Verde e instrumentistas de outros segmentos, de Cachoeiro de Itapemirim e região, começaram a participar, gratuitamente, do Seminário de Formação Orquestral, projeto que conta com apoio da Lei Rubem Braga de incentivo à cultura.

As capacitações ocorrem na sede do Casa Verde, localizada no bairro Teixeira Leite, em turnos matutinos e vespertinos, até sábado (2), e têm como objetivos qualificar o processo de formação musical e promover a diversidade artística e cultural, por meio do incentivo aos diferentes movimentos e linguagens musicais.

Os renomados músicos Fernando Ortiz, Renata Ortiz e Carla Rincòn são os responsáveis pelas oficinas de prática de Conjunto de Sopro avançado, Conjunto de Cordas iniciante e avançado, Conjunto de Grande Orquestra, Master Class Violinos e Violas e Master Class Cellos.

“Ações como essa são muito importantes para o desenvolvimento dos profissionais da cultura de nossa cidade. São oportunidades únicas, pois assim melhoramos a qualidade da produção realizada aqui. Com isso, ganha o artista e principalmente a comunidade que receberá apresentações com maior qualidade artística”, avalia o subsecretário de Cultura do município, Lucimar Costa.

Concertos

Além disso, como parte do projeto, haverá, ainda, apreciação musical, com dois concertos, gratuitos.

Nesta quinta-feira, o Teatro Municipal Rubem Braga, às 19h, receberá apresentação, com entrada franca, do Duo Ortiz, formado pelo pianista e maestro Fernando Ortiz de Villate e pela maestrina e violoncelista, Renata Ortiz de Villate, que encantará o público com repertório erudito, com obras de J. S. Bach, F. Chopin, F. Mendelssohn, entre outros.

Nesta sexta (1º), será a vez do Duo Imago Mundi, com as consagradas musicistas Viviane Sobral e Carla Rincón. O duo tem se apresentado em diversos espaços e projetos, a nível nacional e internacional, e o público presente poderá curtir um repertório rico e clássico, com Edino Krieger, Radamés Gnattali e César Guerra-Peixe. Aberta ao público, a atração também acontecerá no palco do Teatro Municipal, e terá início às 19h.

A finalização do projeto acontecerá no domingo (3), a partir das 9h. Dentro da programação do Domingo na Praça, o público presente poderá apreciar apresentações de Cameratas e orquestra, formada pelos músicos que participaram do seminário, no Circo da Cultura, que fica na Praça de Fátima.