Cachoeiro recebeu Encontro Regional de Catadores de Materiais Recicláveis

Evento foi realizado nesta quinta (3), com representantes das associações de catadores de dez cidades

O município de Cachoeiro de Itapemirim sediou nesta quinta-feira (3) o Encontro Regional de Catadores de Materiais Recicláveis. No evento, realizado no plenário da Câmara Municipal, representantes das associações de catadores de dez cidades da região sul do Estado receberam manuais de processos administrativos e operacionais, plano de ação regional e modelo de regimento interno e formaram a diretoria da rede de comercialização do resíduo sólido na região sul.

O suporte é oferecido pelo projeto de Fortalecimento dos Catadores de Materiais Recicláveis do Espírito Santo, que está sendo concluído neste semestre e que, durante o encontro, teve seus resultados apresentados. Após quatro anos de diagnósticos, consultorias e estruturação das associações, os grupos de catadores deverão seguir com autonomia para concretizar as seis redes de comercialização do resíduo sólido no estado.

Presente no encontro, o secretário de Meio Ambiente em exercício de Cachoeiro, Fernando Martins, falou da importância do projeto, do trabalho dos catadores e da contribuição ao meio ambiente.

“Trabalhamos em parceria com a associação do nosso município, a Ascomirim, sempre no sentido de apoiar e fortalecer sua atuação, fundamental no sistema de coleta seletiva que coordenamos e para alcançarmos nossa meta de ampliar e qualificar o tratamento dos materiais recicláveis em Cachoeiro”, destacou.

Além da associação de Cachoeiro, estiveram representadas as de Presidente Kennedy, Alegre, Atílio Vivacqua, Iconha, Itapemirim, Guaçuí, Marataízes, Muqui e Rio Novo do Sul. Também participaram do evento membros do Ministério Público, do Instituto Sindimicro, do Ministério do Trabalho ES, e da Aderes.