Mutirão e busca ativa

Cachoeiro reforça estratégias para aplicar 2ª dose da vacina contra a Covid-19

Para tomar a dose dois, basta procurar uma UBS com sala de vacinas, de segunda a sexta, das 8h às 15h
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro de Itapemirim está reforçando as estratégias para alcançar as pessoas que precisam tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Entre as ações realizadas estão mutirões de vacinação e busca ativa de moradores.

O último mutirão da segunda dose foi realizado no sábado (17), na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde). Morador do bairro Monte Belo, Waltair Gonçalves, de 54 anos, foi um dos que aproveitou a oportunidade para receber a segunda aplicação.

“Meu dia de vacinar venceu ontem (sexta-feira), mas não consegui por causa de trabalho. Então, esse mutirão no sábado ajudou muito. Agora, com a segunda dose, eu fico mais aliviado. Tomar as duas doses é importante pra todo mundo”, comentou Waltair.

Entretanto, também há casos de pessoas que não aparecem nas unidades de saúde para tomar a segunda dose, mesmo com a data vencida. Para isso, agentes comunitários de saúde procuram os moradores em suas residências quando identificam esse tipo de situação.

Tome a segunda dose sem precisar de agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) orienta que pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente que tiverem com a segunda dose para vencer nesta semana procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com sala de vacinas. No caso de trabalhadores das forças de segurança e salvamento, a vacinação ocorre na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu.

Para as demais pessoas que precisam tomar a segunda dose, basta procurar a unidade de saúde mais próxima ou a Policlínica Municipal assim que chegar o dia marcado no cartão de vacinas. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h – se a data coincidir com final de semana ou feriado, basta se dirigir até o local no dia útil seguinte. Não é necessário agendamento prévio.

“É fundamental que todas as pessoas completem o esquema vacinal, pois só assim conseguirão produzir resposta imunológica efetiva à Covid-19. Por isso, reforçamos o apelo para que as pessoas fiquem atentas à data marcada no cartão de vacinas”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Pessoas que perderam a data

Pessoas com mais de 50 anos ou de grupos prioritários que não conseguiram se vacinar, anteriormente, devem procurar a UBS mais próxima com sala de vacinas ou a Policlínica Municipal. Caso não haja doses disponíveis na ocasião, a equipe de saúde dará as orientações necessárias.

A Prefeitura de Cachoeiro tem uma página na internet com respostas para as dúvidas mais frequentes sobre a campanha de imunização. Confira em: www.cachoeiro.es.gov.br/vacinacao.

Unidades de Cachoeiro com sala de vacinas:

Policlínica Municipal Bolívar de Abreu
UBS Abelardo Machado