B.1.1.7.

Cachoeiro registra casos de variante mais contagiosa e letal do coronavírus

Cepa pode aumentar procura por serviços de saúde; população deve redobrar cuidados
Foto: Divulgação/PMCI

A variante inglesa (B.1.1.7.) do novo coronavírus, considerada mais transmissível e letal que outras linhagens já conhecidas, foi identificada em Cachoeiro de Itapemirim.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, nesta terça-feira (23), que cerca de 80 casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES), a partir da análise de amostras de testes de covid-19 do município.

Com a confirmação da circulação da nova variante, a Semus alerta a população cachoeirense para a necessidade de reforço dos cuidados preventivos – uso da máscara de proteção, higienização frequente das mãos e distanciamento social – e de cumprimento das determinações da quarentena.

Estudos feitos em outros países apontam que essa variante pode ser até 90% mais contagiosa e 62% mais letal. “É preocupante, porque ela está aumentando a transmissão no Estado, em especial, entre os jovens. Por isso, é preciso que todos, em todas as faixas etárias, reforcem os protocolos que já são amplamente conhecidos e só saiam de casa se for extremamente necessário. Mais do que nunca, é preciso evitar interações sociais”, adverte o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

A Semus está fazendo o acompanhamento dos casos confirmados da variante inglesa, para monitorar o isolamento dos infectados, mapear interações feitas por eles e tentar conter ou diminuir os riscos de transmissão.

“As amostras analisadas pelo Lacen são dos meses de janeiro, fevereiro e março. A maioria das pessoas já está curada, mas ainda há casos ativos, que estamos monitorando. Mas não são os únicos infectados. O fato de serem moradores de diferentes regiões (bairros e distritos), algumas distantes entre si, mostra que há uma ampla circulação dessa cepa no território municipal. Por isso é tão importante que todos, sem exceção, sigam à risca os protocolos sanitários”, explica Wingler.

Pressão no sistema de saúde

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro também alerta para o fato de que a variante pode aumentar ainda mais a procura pelos já sobrecarregados serviços de saúde.

Nesta quarta-feira (24), dos 117 leitos públicos para covid-19 (UTI e enfermaria) em hospitais no município, 98 estão ocupados, havendo apenas uma vaga de UTI.

No Pronto Atendimento do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes, referência para casos moderados de covid-19, é registrada tendência de aumento no número de atendimentos diários, atualmente em cerca de 150.

“A vacinação está avançando e cada vez mais pessoas estarão protegidas contra o vírus, mas estamos vivendo um momento muito delicado e difícil, e só com a ampla colaboração dos moradores de Cachoeiro é que conseguiremos passar por ele, da melhor forma possível”, alerta Alex Wingler.