Caged

Cachoeiro se mantém entre os municípios capixabas com maior saldo de empregos

Número de novas empresas abertas na cidade em 2021 também tem saldo positivo
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim fechou o mês de maio com saldo positivo de 118 novos empregos. Com isso, o município se manteve entre os cinco do Espírito Santo que mais criaram postos de trabalho em 2021. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Nos cinco primeiros meses do ano, Cachoeiro teve um saldo positivo acumulado de 1.449 empregos. Os outros municípios capixabas que estão no topo do ranking de postos de trabalho, em 2021, são: Serra (5.083), Vitória (3.087), Linhares (2.155) e Aracruz (1.557).

Os bons indicadores na geração de empregos acompanham o crescimento econômico da cidade como um todo. De acordo com o Mapa de Empresas do Ministério da Economia, Cachoeiro teve saldo positivo de 1.161 empresas abertas.

“Cachoeiro manteve o saldo positivo na geração de empregos em todos os meses do ano, o que mostra que estamos num processo contínuo de crescimento. Apesar dos efeitos econômicos da enchente de 2020, que afetou muitos empreendimentos, e da pandemia de Covid-19, o setor econômico cachoeirense tem se mostrado pujante e competitivo, mesmo diante das adversidades”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Desburocratização

No Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças do Ministério da Economia, Cachoeiro aparece na 13ª colocação entre todas as cidades do Brasil, com 486 atividades econômicas dispensadas de alvarás e licenças. A elaboração da lista leva em conta os municípios que possuem regulamentação própria para a lei federal nº 13.874/2019 (Lei da Liberdade Econômica), que determina o efeito da dispensa de quaisquer atos públicos para as atividades econômicas classificadas como baixo risco.

Em 2019, foi publicado o decreto municipal nº 29.050, no qual constavam 246 tipos de atividades que se encontravam na classificação de baixo risco. Em novembro de 2020, com o decreto nº 29.965, essa quantidade foi ampliada para 501 – número, portanto, um pouco superior do índice que consta na lista do Ministério da Economia.

“A Prefeitura de Cachoeiro tem desenvolvido diversas ações ao longo dos últimos anos para desburocratizar o processo de abertura de empresas e melhorar o ambiente de negócios na cidade. Acreditamos que isso tem sido fundamental para a geração de emprego e renda para a nossa população”, afirma o prefeito Victor Coelho.