Paes

Cachoeiro seleciona coordenador municipal do Pacto pela Aprendizagem

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) de Cachoeiro lançou, nesta terça-feira (17), um edital que torna pública a seleção de profissionais do magistério com objetivo de instituir professor bolsista para atuação como coordenador municipal das ações do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), além de compor cadastro de reserva para a função.

Os interessados deverão entregar os documentos comprobatórios dispostos no Edital 04/2021 – disponível no endereço www.cachoeiro.es.gov.br/editais – no período de 18 a 23 deste mês, através do e-mail institucional seme.paes@edu.cachoeiro.es.gov.br, em um único arquivo PDF com tamanho máximo de 7 Megabytes.

Poderão se candidatar professores efetivos em exercício na rede municipal, com formação completa em licenciatura, que tenham disponibilidade de jornada de trabalho de 40 horas semanais.

O candidato aprovado no processo seletivo receberá uma bonificação mensal no valor de R$ 1.000,00. O período de concessão da bolsa será de 3 a 12 meses, no máximo, podendo ser prorrogado por um único período e até o limite de 24 meses.

O coordenador deverá apropriar-se de todos os conteúdos que serão abordados nos encontros formativos e dos resultados das avaliações externas, sugerindo, quando necessário, intervenções pedagógicas; compilar, analisar e elaborar parecer técnico a partir de indicadores relevantes; planejar e coordenar reuniões pedagógicas e administrativas de caráter formativo e informativo, sempre que necessário; elaborar relatórios técnicos e organizar arquivos pedagógicos; acompanhar, in loco, as ações realizadas no município com o intuito de observar, registrar e propor intervenções pedagógicas, quando necessárias; elaborar estratégias de intervenção técnico-pedagógica nas escolas em que os resultados não forem satisfatórios, entre outras atribuições correlatas, dispostas no edital.

A seleção será realizada conforme os critérios de entrega de toda documentação comprobatória, análise do currículo, análise do plano de ação e entrevista. Os interessados deverão acompanhar o andamento da seleção no site da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

Sobre o Paes

O Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes) foi instituído pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) por meio da Lei nº 10.631, de 29 de março de 2017. O Paes tem por objetivos viabilizar e fomentar o regime de colaboração entre as redes estadual e municipal de ensino a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à melhoria dos indicadores educacionais dos alunos, das unidades de ensino e das referidas redes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências de leitura, escrita e cálculo, adequados à idade e à escolarização nas duas primeiras etapas de ensino da educação básica. O Regime de Colaboração do Paes abrange três áreas: planejamento e suporte; gestão e fortalecimento da aprendizagem.