Feira do Mármore e Granito

Cachoeiro Stone Fair 2022 é aberta com boas expectativas para o setor de rochas

Evento segue até a próxima sexta-feira (26), no Parque de Exposição do Aeroporto
Foto: Márcia Leal/PMCI

Teve início, na última terça-feira (23), a edição ano 2022 da Cachoeiro Stone Fair, um dos eventos mais tradicionais e prestigiados do setor de rochas ornamentais, realizado na América Latina, que retorna, após um intervalo de dois anos, em virtude da pandemia de Covid-19.

Sediado, há mais de 30 anos, em Cachoeiro de Itapemirim, considerada a capital do mármore brasileiro, o evento reúne, no Parque de Exposição do bairro Aeroporto, mais de 180 expositores, entre eles, representantes de empresas de diversas partes do Brasil e de países como China, Bélgica e Itália.

A solenidade de abertura aconteceu, no fim da tarde, e reuniu diversas autoridades políticas e empresários ligados ao setor de rochas ornamentais.

“A Cachoeiro Stone Fair é importante pela aproximação dos elos da cadeia produtiva de rochas ornamentais com seus clientes e fornecedores. Cachoeiro de Itapemirim, junto com outros municípios da região, compõe o mais importante Arranjo Produtivo Local de rochas ornamentais do Brasil, destacando-se como o maior polo de beneficiamento de rochas das Américas e o 2º maior polo industrial do mundo no setor”, expressou o presidente do Sindirochas, Ed Martins.

Representando o Governo Federal, a secretária adjunta da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Lília Mascarenhas Sant’Agostino, exaltou o papel que Cachoeiro representa no setor brasileiro de rochas ornamentais.

“Quem fala de rochas ornamentais, imediatamente, lembra-se de Cachoeiro, pois estão associadas. Essa área elevou o Espírito Santo a um lugar de destaque em nosso setor de mineração e esse evento é uma reverência a todos os empreendedores que atuam e fortalecem esse segmento”, afirmou.

“Essa feira é o símbolo de um setor que representa, muito bem, o Espírito Santo, que cresceu, criou governança e hoje representa tanto para o nosso estado, além de fazer o mundo voltar os olhos à nossa terra”, destacou o secretário de estado de Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pessanha.

“É uma felicidade muito grande podermos voltar a realizar essa feira, que movimenta o setor mais importante de nossa cidade, reconhecida como a capital do mármore. Em 2023, com a conclusão das obras de construção do centro de eventos, aqui no Parque de Exposição, poderemos ampliar, ainda mais, o porte dos eventos realizados em Cachoeiro e isso inclui a Stone Fair”, disse.

A Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, com promoção do Sindirochas e Cetemag e apoio da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. O evento seguirá até a próxima sexta-feira (26), das 14h às 20h. Mais informações: www.cachoeirostonefair.com.br.

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO NO FLICKR DA PREFEITURA DE CACHOEIRO