PMAE/PMGIRS

Cachoeiro tem consulta pública sobre planejamento de ações em saneamento

Documentos estão disponíveis no site da Prefeitura de Cachoeiro
Foto: Márcia Leal/PMCI

Os programas, projetos e ações para a área de saneamento em Cachoeiro de Itapemirim, concebidos para serem realizados nos próximos anos, bem como seus mecanismos de controle social, foram disponibilizados para consulta pública no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br).

Para conferir os documentos, basta acessar a página da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e clicar na aba “Plano Municipal de Água e Esgoto e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos” – são os itens 12 e 13 (veja aqui). A população também poderá fazer sugestões e solicitar esclarecimentos por meio de um formulário on-line (confira aqui).

A consulta pública faz parte dos processos de revisão do Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE) e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) – trabalho realizado pelo Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Lagesa/Ufes), com supervisão da Semma.

Os documentos foram apresentados em reunião virtual aberta, realizada na noite desta quarta-feira (8) – confira a gravação da apresentação em youtube.com/LagesaUfes. A audiência pública final sobre o novo PMAE/PMGIRS está prevista para acontecer em agosto.

Os documentos

O documento sobre planos e projetos apresenta diversas ações a serem realizadas em Cachoeiro nas próximas décadas, com metas emergenciais e de curto, médio e longo prazo. Entre os pontos abordados, estão a universalização das redes de água e esgoto nas zonas urbana e rural, adequação de sistemas existentes e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

No documento sobre controle social, foram colocados os mecanismos pensados, para garantir acompanhamento da aplicação das disposições do PMAE/PMGIRS, como a criação de indicadores, por exemplo.

“A Semma realizou 57 reuniões com o Lagesa, que visitou 72 comunidades de Cachoeiro, para conhecer a realidade do nosso município. Também fizemos várias reuniões virtuais abertas, que contaram com grande participação popular. Esperamos que a população continue participando e dê sua colaboração”, destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Luana Fonseca.