Notícias

Agendamento on-line

Cachoeiro tem mais de 380 vagas para vacinação infantil contra a Covid-19

Com procura baixa, apenas 10% do público de 5 a 11 anos do município se vacinou
Foto: Márcia Leal/PMCI

O agendamento on-line de vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos em Cachoeiro está com 386 vagas em aberto. Pais e responsáveis devem fazer a marcação pelo site agendamentosaude.cachoeiro.es.gov.br.

Na página, é possível que o pai ou responsável escolha o local e o dia, dentre os disponíveis, para vacinar a criança – o horário aparecerá automaticamente. O agendamento pode ser feito em qualquer unidade disponível e não apenas naquela mais próxima da residência.

Até esta segunda-feira (7), cerca de 1,9 mil crianças de Cachoeiro haviam tomado a vacina pediátrica, o que corresponde a apenas 10% do público-alvo no município. Especialistas têm alertado sobre o risco da Covid-19 para crianças, que também podem desenvolver formas graves da doença. As vacinas disponíveis para o público de 5 a 11 anos no Brasil (Pfizer e Coronavac) foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Mesmo que o número de doses para as crianças seja limitado, a procura ainda está muito abaixo do esperado, e por isso há vagas sobrando. Estamos em um momento muito delicado da pandemia, com explosão de novos casos, e as crianças ficam ainda mais vulneráveis com a volta às aulas. É fundamental que os pais e responsáveis se conscientizem sobre a necessidade de proteger o público infantil contra a Covid-19, da mesma forma que fazemos com todas as outras doenças”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.