Sarampo, gripe e Covid-19

Cachoeiro terá ações volantes de multivacinação a partir de sábado (21)

No sábado (21), ação ocorrerá no Perim Center e supermercado Sempre Tem
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro realizará, a partir do próximo fim de semana, uma série de ações de multivacinação em centros de compras de Cachoeiro, com oferta dos imunizantes contra gripe, Covid-19 e sarampo.

No sábado (21), a ação acontecerá no Perim Center (Caiçara) e no supermercado Sempre Tem (Coronel Borges), das 13h às 20h.

Já na próxima semana, de segunda (23) a sexta-feira (27), as equipes de imunização da Semus estarão no Shopping Cachoeiro, segundo piso, das 11h às 16h.

Além disso, no dia 28 de maio, sábado, será realizado o Dia D da campanha, em que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município com salas de vacinação estarão abertas, de 8h às 12h, para vacinar o público – com exceção das UBSs de São Vicente, Gironda e Burarama.

Para receber os imunizantes que, ao longo do ano, podem ser encontrados em todas as salas de vacinação do município, é necessário mostrar documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF.

“Planejamos essa campanha com o objetivo de facilitar o acesso da população a esses imunizantes. Os mutirões e pontos itinerantes de vacinação têm se mostrado uma estratégia eficaz para ampliarmos a cobertura vacinal em diversos casos. Assim, pedimos àqueles que não estão com o esquema vacinal em dia, que aproveitem essa oportunidade, a partir do próximo sábado (21)”, destaca o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Quem poderá se vacinar?

Vacina contra gripe (Influenza): Nesta fase da campanha de vacinação contra gripe, o imunizante está sendo ofertado para idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com deficiência permanentes; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; membros das forças de segurança, salvamento e armadas; trabalhadores portuários.

Sarampo: Durante o mutirão de vacinação, o imunizante contra o sarampo será ofertado para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e, também, para os trabalhadores da área da saúde.

Covid-19: A vacina contra Covid-19 está disponível para o público a partir dos 5 anos de idade.

Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação

UBS Aquidaban