2 de dezembro

Cachoeiro terá audiência pública sobre tecnologia 5G

Minuta de projeto de lei sobre o tema será apresentada no evento
Foto: Divulgação/PMCI

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim realizará uma audiência púbica sobre a regulamentação da tecnologia 5G no município. O evento será no próximo dia 2 de dezembro, às 15h, em formato híbrido (presencial e remoto), durante a ExpoSul Rural Raízes, que acontecerá no Parque de Exposição do bairro Aeroporto.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb) apresentará a minuta de um projeto de lei para regulamentar a oferta do serviço de 5G em Cachoeiro, de modo a facilitar a instalação das antenas e infraestrutura necessária à operação.

A tecnologia 5G é a quinta geração de internet móvel que chegará ao Brasil. Com maior velocidade e capacidade de interconexão, o 5G possibilitará a ampliação do alcance das redes digitais no país e utilização com mais estabilidade em outros locais e aplicações, como carros autônomos, monitoramento de saúde e atividades industriais.

No início do mês, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concluiu o leilão do 5G para lotes da faixa de frequência 26 gigahertz, associada à obrigação, por parte das operadoras, de levar internet às escolas. O leilão terminou com um saldo de R$ 46,7 bilhões movimentados, e, de acordo com um relatório da Brasscom, a estimativa é de que sejam investidos R$ 845 bilhões no ecossistema de tecnologia, entre 2021e 2024.

“A regulamentação em nível municipal é importante para desburocratizar processos e permitir que Cachoeiro tenha uma oferta maior desse serviço por parte da rede privada. Aproveitando o marco legal nacional, nós nos adiantamos e, em menos de um mês, vamos apresentar esse projeto de lei, fazendo com que Cachoeiro tome a dianteira no Espírito Santo”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.

Para acompanhar a audiência pública de forma on-line, será preciso acessar o site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br) e clicar no banner do evento, na página principal.