Na Feira Ambiental

Cachoeiro terá feira de adoção responsável de cães e gatos no sábado (4)

São quinze animais de estimação à espera de um novo lar
Foto: Montagem/PMCI

No próximo sábado (4), durante a Feira Ambiental, que será realizada, das 9h às 12h, na Praça de Fátima, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro, quinze animais de estimação estarão disponíveis para adoção responsável.

São doze cães (oito machos e quatro fêmeas) e três gatos à espera de uma família. Foram resgatados em situações de risco, passaram por avaliação veterinária e estão saudáveis. 

Para adotar um bichinho de estimação, basta levar documento com foto, comprovante de residência e responder a um questionário. É necessário que o interessado seja maior de idade e se comprometa a cuidar do animal pelo resto da vida dele. 

No local, os novos tutores recebem orientações importantes, como comprar uma ração de boa qualidade, vermifugar e comprar remédios para prevenir carrapatos e pulgas, garantir ambientes limpos e bem-cuidados, dar vacinas anuais contra a raiva e fazer o acompanhamento da saúde, sempre que necessário, com veterinário particular.

A Gerência de Proteção e Bem-estar Animal da Semma, que coordena as adoções, acompanha o processo de adoção, realizando, posteriormente, visitas aos lares para checar se o animal adotado está recebendo os cuidados adequados.

“Adotar um pet é um gesto de amor e responsabilidade social. Quem quiser um amigo canino ou felino, pode nos procurar durante a Feira Ambiental. Daremos todas as orientações e esclarecimentos aos futuros tutores. Além de transformar a vida de um animal, a pessoa que adota ganha carinho e fidelidade, um companheiro de uma vida”, destaca a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro, Luana Fonseca.

Feira Ambiental

Além dos pets para ação, a Feira Ambiental na Praça de Fátima terá, também, atrações voltadas a públicos diversos.

O evento terá contação de histórias com a Turma da Tina, apresentação de cosplays de personagens famosos, atividades esportivas, pintura artística, distribuição de sementes de espécies nativas; simulador de voo; food truck e um caminhão do projeto “Vem Reciclar”, que irá recolher materiais como papel, papelão e plástico.

A feira faz parte da programação especial da Semma para a Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho. Ao longo dessa semana, diversas outras ações educativas acontecerão em Cachoeiro – confira o cronograma de atividades em www.cachoeiro.es.gov.br.