Cachoeiro terá mais viaturas e câmeras para segurança pública

O município passará a contar com frota própria para a Guarda e o dobro de câmeras

A prefeitura de Cachoeiro terá frota própria de viaturas e o dobro de câmeras para o videomonitoramento nas ruas. Esta semana foi de visitas técnicas a municípios capixabas para levantamentos diversos e outras medidas voltadas a essas melhorias.

Na quarta-feira (29), o secretário municipal de Gestão de Transportes, Alexandro da Vitória, e o gerente de Inspetoria de Segurança da Guarda Civil Municipal, GCM Marcelo Garcia Brum, foram a Cariacica, para acompanhar a preparação dos novos veículos para a corporação.

As oito viaturas utilizadas atualmente são locadas. Todas elas serão substituídas, e haverá acréscimo de outras duas. A previsão é de que os novos veículos já estejam nas ruas da cidade até o fim deste mês.

As dez viaturas adquiridas têm a vantagem de um item muito importante para a segurança: o cofre na parte traseira, que impede o contato entre a pessoa detida e demais ocupantes, como a testemunha, o guarda municipal e a vítima.

No dia seguinte, o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes Junior, visitou outras cidades, no sul do estado, para conhecer mais detalhes sobre o videomonitoramento nessas regiões. Acompanharam também o diretor de Tecnologia da Informação na Dataci, Marcelo Cornélio, e o gerente de Videomonitoramento em Cachoeiro, GCM Sergio Barbosa Junior.

Em Marataízes, a equipe conferiu o trabalho de instalação de câmeras, previsto para ficar pronto em 30 dias. Há projeto já implementado em Itapemirim, e o sistema foi apresentado pela equipe da prefeitura. Cachoeiro pretende avaliar as referências na otimização dos trabalhos em sua própria rede.

Dez câmeras terão identificador da placa de carro

De acordo com Ruy Guedes Junior, serão adquiridas por Cachoeiro mais 40 câmeras comuns, o que dobrará a quantidade em funcionamento hoje. Serão adquiridas ainda outras 10, com sistema Optical Character Recognition (OCR), que permite a identificação do número na placa dos veículos filmados.

A expectativa é de que a instalação das primeiras novas câmeras ocorra no próximo semestre. “As novas medidas da prefeitura preparam a estrutura do trabalho para que isso se reflita na melhoria na prestação do serviço ao cidadão. Com essa expansão, a segurança pública municipal aumenta sua capacidade de vigiar melhor a cidade”, destaca Guedes.