d1, d2, d3 e d4

Cachoeiro terá mutirão de vacinação contra Covid no sábado (19)

Ação acontecerá em unidades de saúde, supermercados e na policlínica municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra Covid-19 em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará, das 8h às 16h deste sábado (19), mais um mutirão de vacinação em diversos pontos da cidade e no interior.

Estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira dose para todo o público apto a recebê-las – a partir de 5 anos de idade. Além disso, também será realizada a aplicação da quarta dose em pessoas maiores de 18 anos com imunossupressão.

Na sede do município, a ação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Aquidaban, Vila Rica, Village da Luz, Jardim Itapemirim, Zumbi, Amaral, Aeroporto, Paraíso e, também, na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”. No interior, a ação acontecerá em todas as UBS.

Além disso, as equipes de imunização também estarão realizando a aplicação da vacina nos supermercados Casagrande (Guandu), Perim Center (Caiçara) e Sempre Tem (Coronel Borges).

O público acima dos 6 anos poderá receber a vacina em qualquer um dos pontos disponíveis durante o mutirão. Entretanto, crianças de 5 anos e as de até 11 anos com comorbidades devem ser imunizadas em uma das cinco UBS destinadas à vacinação pediátrica (Vila Rica, Jardim Itapemirim, Village da Luz, Aquidaban e Zumbi) e na Policlínica Municipal.

No momento da vacinação, é necessário mostrar documento de identidade, cartão de vacinas e cartão do SUS ou CPF. No caso das crianças, é necessário, também, a presença dos pais ou responsáveis manifestando sua concordância. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito.

“Os mutirões de vacinação são de grande importância para as pessoas que encontram dificuldades de comparecer a um ponto de imunização ao longo da semana. É uma excelente oportunidade para quem ainda não iniciou ou completou seu esquema vacinal. A vacina tem sua eficácia cientificamente comprovada, reduzindo de forma expressiva as chances de internação e agravamento da Covid-19”, frisa o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Vacine-se e concorra a smartphones

Em Cachoeiro de Itapemirim, os moradores que estiverem com o esquema vacinal em dia concorrerão a três smartphones que serão sorteados pela Prefeitura. O sorteio será realizado em março, e tem como objetivo estimular a imunização da população.

Poderão participar: adolescentes de 12 a 17 anos que tomarem a primeira ou segunda dose; adultos de 18 a 59 anos que tomarem a dose de reforço – disponível após quatro meses do recebimento da segunda dose – e pessoas de 60 anos ou mais que tomarem a terceira dose (reforço), disponível, para este público, três meses após a segunda
aplicação. Serão contabilizadas as vacinas aplicadas até o dia 25 de fevereiro.