Notícias

Melhor estrutura

Cachoeiro terá novo Centro de Especialidades Odontológicas

Unidade unificará os serviços de dois outros centros que funcionam em Cachoeiro
Foto: Divulgação/PMCI

A rede municipal de saúde de Cachoeiro de Itapemirim ganhará, em breve, um novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que unificará as equipes e serviços dos dois centros atualmente em funcionamento (CEO I e CEO II) e, também, da Centro Odontológico Infantil (COI).

O projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e a faculdade Multivix, que é responsável pelo projeto arquitetônico e pela execução da obra de instalação, na rua Resk Salim Carone (atrás da rodoviária), situada no bairro Gilberto Machado. Além disso, a instituição de ensino superior utilizará a unidade para a realização de pesquisas e estágios supervisionados em seu curso de odontologia.

O objetivo é reunir, em um único espaço, os atendimentos de odontopediatria e os serviços especializados de maior complexidade, que já são ofertados na rede municipal de saúde, como tratamento de canal, atendimento a paciente com deficiência, cirurgia bucomaxilo-facial, periodontia (cirurgias) e colocação de prótese total.

O secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, ressalta que a proposta é tornar o atendimento odontológico mais eficiente, aumentando a capacidade de atendimento, em um ambiente moderno e bem equipado.

“Os atendimentos básicos em odontologia continuarão a ser realizados nas unidades básicas de saúde que oferecem esse serviço. Já os atendimentos pediátricos e os serviços especializados que, atualmente, são realizados nos CEO I e II, respectivamente, serão transferidos para essa nova unidade, em construção, que suportará uma maior demanda e oferecerá um atendimento de melhor qualidade ao cidadão”, explica o secretário.

A obra do novo CEO foi iniciada há 60 dias e deve ficar pronta em cerca de um mês.

“É um grande avanço para a rede municipal de saúde. Em nossa gestão, temos trabalhado para ampliar os atendimentos odontológicos, facilitando o acesso da população a esse serviço. Com esse novo espaço, amplo e moderno, poderemos aprimorar, ainda mais, o atendimento em saúde bucal no município”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Atendimento odontológico em Cachoeiro

Em Cachoeiro, a população pode encontrar atendimento odontológico gratuito nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Aeroporto, Amaral, Aquidaban, Burarama, Coramara, Conduru, Gilson Carone, IBC/Jardim Itapemirim, Itaoca, Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Novo Parque, Pacotuba, São Luiz Gonzaga, São Vicente/Independência, Soturno, União, Village da Luz e Zumbi (confira endereço e contato de telefone aqui).

Já os CEOs recebem os pacientes que necessitam de tratamento especializado de maior complexidade, os quais são encaminhados pelos dentistas das UBS. Os serviços disponíveis nesses centros são os de tratamento de canal, atendimento a paciente especial, cirurgia bucomaxilo-facial, periodontia (cirurgias) e colocação de prótese total.

No COI, são atendidas crianças de até 12 anos que demandam atendimento diferenciado, por motivos inerentes à faixa etária. Para isso, o COI dispõe de odontopediatras, especialistas no tratamento com esse público.

O CEO I e o COI funcionam, atualmente, na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, Gilberto Machado (próximo à praça da Unimed). Já o COI II está instalado no Centro de Saúde “Paulo Pereira Gomes”. 

Quando devo procurar atendimento odontológico na UBS?

De acordo com a Semus, as UBS realizam o atendimento básico e primário em odontologia. Nessas unidades, são realizados diagnóstico oral, extração, dentística (restauração), periodontia (remoção de tártaro, limpeza) e atendimentos de urgência e emergência.

E quanto às emergências?

Nos casos de demandas urgentes relacionadas à saúde bucal, que envolvam dor intensa, luxação, hemorragias, traumatismos e fraturas, é possível buscar atendimento no PPG, de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e aos sábados e domingos, das 7h às 16h e das 19h às 7h.

Centro de especialidades da Mulher

O Centro de Especialidades Odontológicas III (CEO III) é a segunda parceria entre a Prefeitura de Cachoeiro e a Faculdade Multivix. Também está em andamento, na rua Costa Pereira, Centro, a obra da Casa Rosa – Centro de Referência em Saúde da Mulher, onde serão concentradas diversas ações voltadas, especificamente, para o público feminino, para facilitar o acesso aos serviços oferecidos pela Atenção Primária. 

O espaço contará com salas para vacinas e testes rápidos, fisioterapia, odontologia, ultrassonografia, ginecologia, clínica geral, psicologia e nutrição, dentre várias outras áreas, além de um auditório para palestras.