Acesso mais fácil

Cachoeiro terá pontos de testagem para Covid-19 em praça e shopping

Objetivo é facilitar acesso ao teste em meio a alta de casos
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim ganhará dois novos pontos de testagem em locais da região central: praça Jerônimo Monteiro, a partir desta quinta-feira (13), e Shopping Cachoeiro, a partir da próxima segunda-feira (17). Nos dois espaços, a testagem acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Qualquer pessoa que comparecer aos locais poderá solicitar a testagem, sem necessidade de agendamento prévio. O procedimento será feito com teste rápido de captura de antígeno (TRAg), em que há coleta de material pela garganta ou nariz (swab), no qual os resultados aparecem em cerca de 15 minutos, com grau de precisão de mais de 90%.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é ampliar a testagem no município, levando em conta o aumento de casos de síndromes respiratórias. Cachoeiro já conta com testagem nos pronto atendimentos municipais (24 horas) e nas Unidades Básicas de Saúde – UBS (de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h).

“Fazer testes é essencial para monitorar a disseminação da Covid-19. Assim como fizemos em ações itinerantes no comércio e nas escolas, colocar pontos fixos em locais de grande circulação de pessoas facilita o acesso a esse procedimento”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.