18 a 25 de setembro

Cachoeiro terá programação alusiva à Semana Nacional do Trânsito

O tema desta edição é “Juntos salvamos vdas”
Foto: Márcia Leal/PMCI

Com o tema “Juntos salvamos vidas”, a Semana Nacional do Trânsito, comemorada entre 18 e 25 de setembro, terá uma programação especial em Cachoeiro, com palestras e divulgação de materiais educativos.

As atividades serão promovidas pela equipe de Departamento de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb).

Na segunda-feira (19), será realizada a solenidade oficial de abertura da campanha, às 9h, no auditório do Sest/Senat, localizado no bairro Marbrasa. Na ocasião, serão homenageados motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que contribuem para um trânsito melhor.

No mesmo dia, a partir das 16h, serão iniciadas as ações de distribuição de materiais educativos nos comércios e pontos de ônibus nos arredores da praça Jerônimo Monteiro.

No dia 20, terça-feira, acontecerá uma palestra temática na Câmara Municipal, às 14h. A partir das 16h, às ações educativas serão realizadas na rua Brahim Seder e próxima ao museu Domingos Lage (estação ferroviária).

Na quarta-feira (21), a escola Ipê receberá palestras e distribuições de materiais temáticos. As ações acontecerão às 8h30 e às 14h30. Já na quinta-feira (22), as atividades serão realizadas na escola Liceu Muniz Freire, às 10h.

No dia 23 de setembro, no Perim Center, às 14h, além de distribuição de materiais temáticos, haverá, também, ações sanitárias como: aferição de pressão, teste de glicemia e vacinação. A atividade contará com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e de uma equipe do Sest/Senat.

No sábado (24), a ação educativa será feita nos arredores do Shopping Cachoeiro, às 10h.

“Serão dias em que intensificaremos as ações voltadas à reflexão e à conscientização por um trânsito mais seguro, uma missão que precisa ser abraçada por todos para que os índices de acidentes e vítimas reduzam significativamente”, explica o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.

Confira dicas para um trânsito mais seguro:

– Respeite a velocidade permitida pela via;

– Não faça ultrapassagens perigosas;

– Não avance no sinal vermelho;

– Se for dirigir, não beba! Chame um táxi ou vá de carona com um motorista sóbrio;

– Utilize as setas;

– Utilize sempre o cinto de segurança, inclusive caronas nos bancos traseiros;

– Não use o celular enquanto estiver conduzindo;

– Respeite a faixa de pedestre;

– Respeite as vagas preferenciais e não estacione em local proibido.