Serviços urbanos

Cachoeiro teve 35 espaços públicos revitalizados em 2019

Capela Mortuária também passou por reforma
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em 2019, 35 praças, canteiros, rotatórias e outros espaços públicos diversos de Cachoeiro de Itapemirim foram revitalizados. As intervenções, realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), incluem limpeza, pintura e paisagismo, além de 2 mil podas e 343 ações de supressão de árvores.

Um dos locais revitalizados foi a praça Visconde de Matosinhos, nas proximidades do Museu Ferroviário Domingos Lage. Além do resgate de peças do antigo viradouro da ferrovia que estavam aterradas (com intervenção da Secretaria Municipal de Obras), o local ganhou calçada para atender ao fluxo de pedestres que passa pela região, paisagismo com plantas e elementos ornamentais e melhorias na iluminação.

Outros locais que tiveram revitalização foram a Praça de Fátima (Centro), praça principal do distrito de Gironda, Linha Vermelha (canteiro na altura do bairro Zumbi) e rotatórias da Ilha da Luz, Alto União, IBC e Tijuca.

A Semsur também teve grande participação nas três edições do programa Transforma Cachoeiro, em que prestou serviços de varrição, roçagem, capina, lavagem de vias, pintura, retirada de entulho, alvenaria, poda, paisagismo, iluminação e limpeza de córrego nos mais de dez bairros abrangidos pelo programa.

A secretaria trabalhou, ainda, na modernização e manutenção do sistema de iluminação pública; na execução e fiscalização dos serviços de capina, varrição e limpeza das vias e logradouros públicos; e na retirada de lixo e entulho dos córregos.

Capela Mortuária

Outra ação de destaque foi a reforma da Capela Mortuária Municipal, localizada no bairro Coronel Borges. As melhorias incluem instalação de piso de granito, reforço na iluminação, troca do forro e da porta de entrada, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado e pintura.

Também foram construídos três boxes com divisórias de alvenaria, que permitem mais privacidade às famílias que estiverem utilizando a capela ao mesmo tempo.

“Para 2020, pretendemos reforçar os nossos equipamentos de limpeza e capacitar, ainda mais, os nossos servidores, de forma a manter a cidade cada vez mais limpa e bonita”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Vander Maciel.

“O nosso objetivo é promover tanto a limpeza cotidiana das nossas vias públicas quanto as atividades de paisagismo e revitalização, que influenciam, imensamente, no bem-estar da população”, completa o prefeito Victor Coelho.