Caged

Cachoeiro teve o 5º maior saldo de empregos do ES em julho

Prefeitura tem realizado diversas ações nos últimos anos para incentivar a geração de emprego e renda
Foto: Márcia Leal/PMCI

Em julho, Cachoeiro de Itapemirim teve saldo positivo de empregos pelo sétimo mês consecutivo: 497, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – o melhor resultado do município em 2021, até aqui.

O saldo foi o quinto maior entre as cidades do Espírito Santo. À frente, ficaram Vitória (968), Vila Velha (956), Serra (585) e Cariacica (529). Cachoeiro, também, foi um dos únicos municípios com mais de 100 mil habitantes, fora da Grande Vitória, com saldo positivo em julho, ao lado apenas de Colatina (421).

No acumulado do ano, o saldo de empregos de Cachoeiro é de 2.105, mantendo-se, também, em quinto lugar no estado, abaixo de Serra (6.830), Vitória (5.321), Vila Velha (2.557) e Linhares (2.342).

O resultado mostra que o município tem se recuperado bem dos efeitos da pandemia nas atividades econômicas. Nos sete primeiros meses do ano passado, quando houve grande desaceleração econômica por conta das medidas de quarentena, Cachoeiro registrou um número bastante inferior: saldo positivo de 134 empregos.

“Os números mostram que Cachoeiro segue em uma trilha de desenvolvimento continuado, sem grandes oscilações entre um mês e outro. Temos desenvolvido diversas ações para atrair novos empreendimentos, para favorecer o empreendedorismo e gerar emprego e renda”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Francisco Montovanelli.

Oportuni

Para contribuir, ainda mais, com a inserção de jovens no mercado de trabalho, a Prefeitura de Cachoeiro lançou, nesta quinta-feira (26) à noite, durante a 15ª Feira de Negócios, o programa o Oportuni. Pessoas de 14 a 24 anos já podem se cadastrar na plataforma on-line disponibilizada no site da Prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br/oportuni) para buscar uma oportunidade.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) ficará responsável pela organização e filtragem dos cadastros, para cruzá-los com as vagas de emprego ativas. Os jovens serão direcionados para as oportunidades disponíveis, de acordo com questões sociais, territoriais e exigências das empresas, priorizando o público em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Balcão de Empregos

Outra atração da Feira de Negócios, que acontece até este sábado (28), no Parque de Exposição do Aeroporto, é o Balcão de Empregos, que oferece oportunidades para quem está em busca de trabalho ou quer se reposicionar no mercado.

Os atendimentos, que incluem cadastros para as vagas de trabalho disponíveis e entrevistas com empregadores, acontecem das 9h às 18h. Na quarta-feira (25), primeiro dia, foram 160 atendimentos e, nesta quinta-feira (26), 172 atendimentos.

O Balcão de Empregos é uma parceria entre Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), gestora do Sine (Sistema Nacional de Empregos) do município.