Campanha de imunização

Cachoeiro ultrapassa 200 mil doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas

Secretaria Municipal de Saúde tem adotado diversas estratégias a cada fase da campanha
Foto: Márcia Leal/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim chegou a 202.449 doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas, conforme dados do Portal Covid-19 Cachoeiro até a tarde desta quinta-feira (9). Desse total, 129.552 se referem à primeira dose; 66.102, à segunda dose; e 6.845, à vacina de dose única.

Com isso, cerca de 85% da população adulta de Cachoeiro tomou a primeira dose ou a vacina de dose única (136.397 pessoas). Os que tomaram as duas doses ou a vacina de dose única são 72.941 pessoas, 45%, aproximadamente, dos maiores de 18 anos que vivem no município.

Para chegar a esses números, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem adotado diversas estratégias em cada fase da campanha, de acordo com o público-alvo e a quantidade de doses disponíveis.

Na semana passada, mais de 2 mil pessoas se vacinaram em ações de busca ativa em shoppings, supermercados e instituições de ensino superior. No feriado de Sete de Setembro, 566 pessoas receberam vacina no mutirão realizado na Policlínica Municipal Bolívar de Abreu.

Alerta

Apesar dos grandes avanços na campanha de imunização, a Semus alerta para um crescimento no número de óbitos em decorrência da Covid-19 nas últimas semanas. Inclusive, foi registrada a morte de uma pessoa de 23 anos nos últimos dias.

“A vacinação já está surtindo um efeito muito benéfico no combate à pandemia, mas não podemos relaxar. Muitos jovens ainda não apareceram para vacinar e ainda estamos longe de chegar ao patamar necessário para conseguirmos a imunidade de grupo. Por isso, reforçamos o apelo para que todos procurem se vacinar, que não se esqueçam da segunda dose e não se descuidem dos protocolos sanitários”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

A vacinação continua ocorrendo nas unidades básicas de saúde de Cachoeiro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.