Campanha

Cachoeiro vacina contra pólio e outras doenças em 27 locais no sábado (22)

Crianças de até cinco anos precisam tomar dose contra paralisia infantil
Foto: Patrícia Pim/PMCI

Neste sábado (22), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro realizará mais um Dia D das campanhas de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e multivacinação para crianças e adolescentes. Também estarão disponíveis doses contra gripe e Covid-19 para os públicos aptos.

Os pontos de vacinação serão 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município (confira lista abaixo), além da Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (Centro de Saúde), no bairro Santo Antônio. Na cidade, o atendimento será das 8h às 16h, enquanto nos distritos, os imunizantes serão aplicados das 8h às 15h.

A dose contra a poliomielite é aplicada em crianças com menos de cinco anos de idade. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que é fundamental que os pais garantam a proteção dos seus filhos contra essa doença viral grave, que deixa sequelas irreversíveis.

Casos de pólio têm sido registrados em vários países e, no Brasil, é alto o risco de reintrodução do vírus, em função da baixa cobertura vacinal. Esses fatores levaram o Ministério da Saúde a prorrogar a campanha até o dia 30 de outubro.

Em Cachoeiro, a campanha alcançou 61% das crianças da faixa etária indicada – a meta é 95%.

Multivacinação

Na ação, também estarão disponíveis vacinas para crianças e adolescentes de seis meses a 14 anos que compõem o Programa Nacional de Imunizações, como: Hepatite A e B; pneumonia; meningite; pentavalente; rotavírus; febre amarela; tríplice viral e tríplice bacteriana (DTP); VOP; varicela, HPV e meningite ACWY.

Para a imunização, é preciso apresentar Cartão de Vacinação e o CPF ou o cartão do SUS.

UBS da sede do município (8h às 16h)

Zumbi
Aeroporto
São Luiz Gonzaga
União
Gilson Carone
IBC
Paraíso
Village da Luz
Amaral
Coramara
Abelardo Machado
Aquidaban
BNH de Baixo
BNH de Cima
Nossa Senhora Aparecida
Novo Parque
Otton Marins
Valão

UBS do interior (8h às 15h)

Burarama
Córrego dos Monos
Coutinho
Gironda
Pacotuba
Conduru
Itaoca
Soturno