Contra a Covid-19

Cachoeiro vacina gestantes e puérperas com doses da Pfizer a partir de terça (18)

Vacinação ocorrerá de terça a quinta, na cidade e no interior
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro receberá 768 doses da vacina da Pfizer contra Covid-19 para primeira aplicação em gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto), com e sem comorbidades.

Na sede do município, o atendimento será realizado terça (18), quarta (19) e quinta-feira (20), em quatro locais: a Policlínica Municipal Bolívar de Abreu (das 7h às 16h) e as unidades básicas de saúde dos bairros Vila Rica (7h às 13h), Aquidaban (9h às 15h) e Jardim Itapemirim (13h às 18h). A orientação da Semus é procurar o local mais próximo de casa, nos horários estabelecidos.

As grávidas e puérperas que moram nos distritos de Cachoeiro serão vacinadas nas unidades básicas de sua região, a partir de terça, de acordo com o cronograma de uma equipe volante de vacinação.

Para a vacinação, as gestantes precisam apresentar cartão de pré-natal ou exame que comprova a gestação, e as puérperas, a certidão de nascimento do bebê ou declaração de nascidos vivos, liberada pelo hospital.

A Semus adverte que quem tiver tomado a vacina contra a gripe (influenza) precisa respeitar um intervalo de 14 dias para receber a dose contra o coronavírus.

“Faremos a vacinação apenas terça, quarta e quinta-feira por motivos operacionais, uma vez que a vacina é da Pfizer e, em instância municipal, ela só pode ser armazenada por 5 dias. Nossas equipes farão um trabalho de sensibilização junto às gestantes e puérperas para que aproveitem essa oportunidade de imunização”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Imunização em duas doses

A vacina da Pfizer também é administrada em duas doses. No Brasil, o Ministério da Saúde estabeleceu intervalo de 12 semanas entre a primeira e a segunda.

AstraZeneca segue suspensa para esse público

A Semus reitera que segue suspensa, temporariamente, por determinação do Ministério da Saúde, a aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes e puérperas.

Pontos de vacinação para gestantes e puérperas na cidade, de terça (18) a quinta (20)

Policlínica Bolívar de Abreu (Centro Municipal de Saúde)
Avenida Jones dos Santos Neves, 7 – Santo Antônio

Unidade Básica de Saúde do bairro Aquidaban