Cachoeiro vai comemorar 110 anos de Newton Braga com programação especial

Abertura de exposição na Casa dos Braga e exibição de vídeos estão entre as atividades
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na próxima quarta-feira (11), o escritor Newton Braga (1911-1962) completaria 110 anos. Para homenagear o ilustre cachoeirense, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro preparou uma programação especial.

Na segunda-feira (9), será anunciado o resultado final do 1º Festival de Poesia “Newton Braga: entre seus amores e minhas paixões”. Mais de 80 textos, vindos de diversos estados do país, foram inscritos e os 20 vencedores terão suas poesias publicadas no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br).

Neste mesmo dia, será exibida, às 19h, uma entrevista com Dona Didi, que foi, por muitos anos, secretária de Newton. A conversa será transmitida pela canal da Semcult no YouTube (Semcult Cachoeiro).

No dia 10, também no canal da Semcult, às 19h, haverá a exibição do curta “Memórias”, baseado nos poemas do livro “Poesia e Prosa”, do escritor cachoeirense. O vídeo foi produzido por servidores da secretaria.

Já na quarta (11), o busto de bronze em homenagem a Newton Braga, localizado na praça Jerônimo Monteiro, mudará para o local onde, originalmente, ficava: no centro da praça, onde terá maior destaque. A solenidade contará com a participação de autoridades e familiares do escritor.

Nesse mesmo dia, haverá a abertura da exposição “Newton Braga entre seus amores”, que apresentará fotografias e documentos doados pela família do escritor, reproduções digitais e um extenso acervo de recortes de jornais e revistas, além dos livros publicados pelo poeta capixaba e, ainda, outras obras que exaltam a importância de Newton Braga.

A mostra ficará à disposição do público na Casa dos Braga, localizada na rua Vinte e Cinco de Março, Centro, de 12h às 18h, de segunda à sexta. Para a visitação, todos os protocolos preventivos contra a Covid-19 serão seguidos.

Ainda no dia 11, a Semcult exibirá em seu canal no YouTube a entrevista com Marília e Rachel Braga, filhas de Newton. A população poderá conferir a ação a partir das 19h.

“Comemorar Newton Braga é cultivar a memória de Cachoeiro. Ele deixou um legado tão rico, que os anos se passam e o seu amor e sensibilidade pela cidade que tanto celebrou jamais são esquecidos. Celebrá-lo com esta programação é uma forma de continuar aprendendo com sua história”, expressa a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

Newton Braga
Newton Braga nasceu em 1911, na fazenda do Frade, administrada pelo pai, Francisco Braga, primeiro prefeito de Cachoeiro. Jornalista, advogado e escritor, ele estudou no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, cidade onde atuou em jornais e publicou poemas com influência do modernismo.

Em 1932, voltou para a cidade natal, onde foi jogador do Estrela do Norte e redator-chefe do Correio do Sul, que o ajudou a impulsionar movimentos cívicos, como a criação do Dia de Cachoeiro. “Lirismo perdido”, “Cidade do interior” e “Poesias e prosa” são algumas de suas principais obras.