Projeto "Braganiano"

Cachoeiro vai comemorar aniversário de Rubem Braga com evento cultural

Evento será realizado na próxima quarta (12), na Casa dos Braga, local onde o escritor cachoeirense viveu
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na próxima quarta-feira, 12 de janeiro, data em que nasceu o cronista cachoeirense Rubem Braga (1913-1990), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro realizará mais uma edição do projeto “Braganiano”, em homenagem àquele que é considerado um dos maiores cronistas brasileiros.

O evento, que terá início a partir das 18h30, na Casa dos Braga, localizada na rua 25 de Março, contará com uma programação diversificada e música ao vivo.

No início da noite, será realizada a assinatura do contrato de renovação do comodato — modalidade de empréstimo gratuito — do mobiliário da família Braga por mais quatro anos. Em 2017, a família de Rubem cedeu diversos itens históricos, como móveis e itens de decoração, para compor o acervo da Casa dos Braga.

A partir das 19h, acontecerá o lançamento do livro “Resumo da Balada”, do jornalista Luiz Trevisan. A obra reúne diversas crônicas já publicadas pelo autor e, também, algumas produções inéditas sob a ótica de seus 40 anos de experiência jornalística.

O evento também realizará uma abordagem diferenciada sobre a vida de Rubem Braga, com uma exposição de orquídeas pelo cultivador João Marcos Purcino que, além de apresentar seu trabalho, também relembrará a relação do cronista com a espécie e a natureza, de forma geral.

Haverá, ainda, uma exposição de quadros do acervo permanente da Sala Levino Fanzeres. São obras de autoria do próprio Levino Fanzeres (1884-1956), pintor cachoeirense nacionalmente conhecido, e, também, de outros artistas vencedores de salões de arte promovidos pela municipalidade.

A música ficará a cargo do Trio Clara Marins, formado pelos instrumentistas Fábio Coelho e Ronnie Silveira e a cantora Clara Marins, que apresentarão uma variedade de estilos musicais, como MPB e Bossa Nova.

Para Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, o projeto “Braganiano” é uma excelente oportunidade de apresentar a vida e obra de Rubem Braga àqueles que ainda não conhecem o legado do cronista.

“Rubem Braga deixou um legado inestimável, que enche o cachoeirense de orgulho. Esse projeto foi idealizado para destacar sua importância para Cachoeiro e para o mundo. Nossa intenção é despertar, principalmente no público jovem, o interesse pela história local, destacando a importância de Rubem e sua família no desenvolvimento de nosso município”, comenta.

Devido à pandemia de Covid-19, todos os protocolos de combate à doença deverão ser seguidos, sendo obrigatório o uso de máscaras durante a permanência no local do evento.

Filho ilustre de Cachoeiro

Nascido em Cachoeiro de Itapemirim, em 1913, Rubem Braga iniciou sua carreira como jornalista, aos 15 anos, assinando crônicas no jornal Diário da Tarde. Ele também se formou em Direito, mas nunca exerceu a profissão. No jornalismo, no entanto, atuou em trabalhos muito relevantes – sendo correspondente de guerra junto à Força Expedicionária Brasileira, durante a Segunda Guerra Mundial; colaborando com diversos periódicos e participando, também, de antologias, como a “Antologia dos Poetas Contemporâneos”.

Em 1936, lançou o primeiro livro autoral de crônicas intitulado “O Conde e o Passarinho” e, em seu legado, o escritor deixou outras obras como “A Borboleta Amarela” (1955), “A Cidade e a Roça” (1957) e “As Boas Coisas da Vida (1988). O escritor morreu no dia 19 de dezembro de 1990, no Rio de Janeiro. Foram 62 anos de jornalismo e mais de 15 mil crônicas escritas reunidas em seus livros.

Casa dos Braga

Em Cachoeiro, o público pode conhecer melhor a história do cronista visitando a Casa dos Braga, Patrimônio Histórico Municipal, localizada na rua Vinte e Cinco de Março, Centro. No imóvel, viveu com a família, que contava com o primeiro prefeito de Cachoeiro, Coronel Francisco de Carvalho Braga, seu pai, e Newton Braga, seu irmão. outro importante nome da Literatura. Após restauro, o espaço foi reaberto em 2017, passando a abrigar uma ampla coleção relacionada à família, com mobiliário original de época e obras de arte.

O local pode ser visitado, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (28) 3155-5258.