Notícias

Cachoeiro vai promover Semana Integrada de Meio Ambiente

Organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a programação inclui palestras em instituições de ensino

O Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) vai ser celebrado em Cachoeiro de Itapemirim, neste ano, com evento inédito, que será promovido pela prefeitura, com apoio de parceiros.

É a 1ª Semana Integrada de Meio Ambiente de Cachoeiro (Simac 2019), que acontecerá na própria data comemorativa e, também, nos dias 6, 7, 11 e 12 de junho.

Organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio da Gerência de Educação Ambiental, a programação inclui uma série de palestras gratuitas em instituições de ensino superior presencial e a distância.

A abertura, marcada para o dia 5, às 10h, na rodovia Engenheiro Fabiano Vivacqua, nº 3178, no bairro Alto Amarelo, será com a palestra “Construção do Plano Capixaba de Gestão de Resíduos”, com o engenheiro Renato Ribeiro Siman.

Doutor em Saneamento e Hidráulica, ele é coordenador do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), professor-associado do Departamento de Engenharia Ambiental CT/Ufes/ES e chefe do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa).

Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo, Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim (Faccaci), Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), Faculdade Multivix – Cachoeiro, Faculdade Pitágoras Cachoeiro e Universidade Paulista (Unip) Interativa Polo Cachoeiro são as instituições parceiras.

Confira as demais atividades da 1ª Simac 2019:

Palestra “Direito Ambiental”
Data: 5 de junho
Horário: 19 horas
Local: Faculdade Multivix – Cachoeiro (Campus II – União)
Palestrante: Alexandre Iunes Godinho Araújo
Advogado com atuação exclusiva em Direito Ambiental e Constitucional, especialista em Ciências Agrárias (Gestão e Educação Ambiental), professor universitário, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/ES, membro do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Coemas) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e Membro da Rede de Gestores de Unidades de Conservação do Corredor Central da Mata Atlântica (RGCCMA).

Palestra “Sustentabilidade”
Data: 5 de junho
Horário: 20 horas
Local: Faculdade Multivix – Cachoeiro (Campus II – União)
Palestrante: Dra. Maria da Penha Padovan
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrado em Conservação de Biodiversidade pelo Centro Agronômico Tropical de Investigacion y Ensenanza – CATIE, Costa Rica. Doutorado em Sistemas Agroflorestais pelo CATIE, Costa Rica e Bangor University, UK. Atua como agente de desenvolvimento rural no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER, desde 2002 trabalhando em projetos de adequação ambiental de propriedades rurais e produção agrícola sustentável.

Palestra “Biodiversidade a Base da Sustentabilidade”
Data: 6 de junho
Horário: 19 horas
Local: Auditório Pe. Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo
Palestrante: Dr. Luiz Fernando Schettino
Professor do Departamento de Oceanografia e Ecologia, Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Engenheiro Florestal, mestre em Ciência Florestal e doutor em Ciências Florestal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e Inovação pela Ufes.

Palestra “Direito Ambiental”
Data: 6 de junho
Horário: 20h15
Local: Auditório Pe. Sanzio Cicatelli, no Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo
Palestrante: Juiz de Direito João Batista Chaia Ramos

Palestra “Encontros Ambientais – Crimes Ambientais em Cachoeiro de Itapemirim”
Data: 7 de junho
Horário: 19 horas
Local: Universidade Paulista Unip – Polo Cachoeiro (em cima do Banestes)
Palestrante: Comandante da 4ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, Capitão Reinaldo Faria Vieira.
Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória, especialista em Direito Público pela Universidade Gama Filho e em Administração Pública pela Universidade Gama Filho, especialista em Gestão Policial Militar e Segurança Pública pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Pública da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI) e bacharel pelo Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo. Oficial da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, no posto de Capitão. Professor do curso de Direito da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), das disciplinas Direito Constitucional II e Direito Administrativo II.

Mesa Redonda “Encontros Ambientais – Crimes Ambientais em Cachoeiro de Itapemirim” – Evento integrado FDCI/FACCACI
Data: 11 de junho
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim
Palestrante: Comandante da 4ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, Capitão Reinaldo Faria Vieira e o Promotor de Justiça Wagner Eduardo Vasconcellos, do Ministério Público do Estado do Espírito Santo.

Palestra Sustentabilidade Ambiental
Data: 12 de junho
Horário: 19 horas
Local: Faculdade Pitágoras Cachoeiro
Palestrante: Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente de Cachoeiro, Viriane Pigatti.