Desenvolvimento

Cachoeiro vai receber diagnóstico do programa Cidade Empreendedora

Iniciativa foi pauta de reunião no município nesta quarta (3)
Foto: Divulgação/PMCI

O município de Cachoeiro de Itapemirim avançou na adesão ao Cidade Empreendedora, programa desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), em parceria com o governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes).

O prefeito Victor Coelho recebeu representantes dessas organizações em seu gabinete, nesta quarta-feira (3), para tratar sobre a iniciativa.

Envolvendo a união entre setor público, sociedade e setor produtivo, o programa Cidade Empreendedora consiste num conjunto de ferramentas e soluções efetivas para transformar as realidades a partir do empreendedorismo.

Na primeira etapa do programa, é feito um diagnóstico interno da administração municipal. O resultado desse diagnóstico vai indicar as soluções e ações necessárias adequadas para o município. O formato utilizado é sob medida para cada município que faz a adesão, atendendo às especificidades de gestão, de servidores, do setor produtivo e da sociedade local.

Após a fase de diagnóstico, nove eixos temáticos são considerados na oferta dessas soluções: Gestão Pública Empreendedora; Desburocratização; Compras Governamentais; Inovação; Inclusão Produtiva; Liderança e Território; Educação Empreendedora; Salas do Empreendedor e Projetos Especiais.

Presente na reunião, o diretor-presidente da Aderes, Alberto Gavini, afirmou que o objetivo do Cidade Empreendedora é conectar o dono de um pequeno negócio com a gestão pública e o agente de desenvolvimento local. “O programa vem em um momento propício, pois vai oportunizar a capacitação necessária para que os prefeitos capixabas e seus técnicos possam superar as dificuldades econômicas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), bem como os reflexos sociais”, avalia.

“Esse programa traz, para o setor público, aquilo que de melhor é aplicado no setor privado. Oferece soluções na área de inovação, tecnologia, desburocratização, adequação às leis e empreendedorismo na educação. Será uma importante ferramenta para o desenvolvimento social e econômico do município”, explica Francisco Montovanelli, que também participou da reunião.

O prefeito Victor Coelho, por sua vez, disse que é muito importante que Cachoeiro abrace esse projeto, que reconhece o papel fundamental que o pequeno empreendedor desempenha na economia. “Daremos todo o apoio necessário para que essa iniciativa dê bons frutos para o nosso município”, afirmou.