Construção coletiva

Metas para o turismo em Cachoeiro serão traçadas em conferência municipal

Turismo cultural e economia criativa será um dos eixos debatidos no evento

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro de Itapemirim promoverá, nos próximos dias 22, 23 e 24 deste mês, a Conferência Municipal de Turismo. Aberto ao público, o evento acontecerá no auditório do Bristol Easy Hotel e contará com a presença de representantes dos segmentos turísticos e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Com o objetivo de estabelecer plano de metas, de curto, médio e longo prazo, para o fortalecimento do turismo em Cachoeiro, a conferência terá o apoio das secretarias municipais de Agricultura e Interior (Semai), de Esporte e Lazer (Semesp), do Meio Ambiente (Semma), de Desenvolvimento Econômico (Semdec) e de Educação (Seme).

Na ocasião, serão discutidos eixos como “Educação patrimonial”, “Turismo rural, esportivo, religioso e ecoturismo”, “Turismo Urbano e Negócios” e “Turismo cultural e economia criativa”, que contribuirão para a construção dos objetivos a serem alcançados, no setor, no município. Haverá, também, palestras que visam a capacitação da cadeia produtiva, com o intuito de promover o turismo já existente em Cachoeiro.

Além disso, serão lançados o Guia Turístico da cidade, revisto e modernizado, e o aplicativo de celular do Turismo Cachoeiro, em que a população e os visitantes terão acesso às informações relevantes sobre o município, seu patrimônio, eventos e serviços relativos à área.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, destaca que a conferência será um marco para a reflexão sobre o turismo em Cachoeiro.

“Precisamos estruturar metas, planejar ações e apontar para uma única direção. Turismo se faz com muitos atores e não podemos construir isso de maneira isolada dos vários setores que compõem esta imensa cadeia. Pretendemos reunir todos os seguimentos. Esta é a proposta da conferência: abrir diálogo e convergir opiniões e estudos em direção à potencialização da riqueza que é o turismo em nossa região”, declara.

Confira a programação:

Terça-feira, 22/10
18h – Apresentação musical
19 – Abertura oficial
19h40 – Lançamento do Aplicativo de Turismo e Guia Turístico
20h – Palestra com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

Quarta-feira, 23/10
8h – Credenciamento e café da manhã
9h – 1º Eixo: “Educação Patrimonial”
14h – 2º Eixo: “Turismo rural, esportivo, religioso e ecoturismo”

Quinta-feira, 24/10
8h – Credenciamento e café da manhã