Aumento de casos

Cachoeiro volta ao risco moderado para Covid-19 a partir de segunda (30)

Prefeitura reitera orientação para reforço das medidas preventivas
Foto: Márcia Leal/PMCI

Há mais de dois meses em risco baixo para Covid-19, Cachoeiro de Itapemirim voltará ao grau moderado na próxima semana. A classificação do município foi alterada no 33º Mapa de Risco, anunciado pelo governo estadual nesta sexta-feira (27), e valerá pelo período de 30 de novembro a 6 de dezembro.

As medidas qualificadas de enfrentamento ao novo coronavírus foram atualizadas, recentemente, modificando as restrições para atividades econômicas no grau moderado (confira as modificações nas tabelas abaixo).

A Prefeitura de Cachoeiro reitera a orientação para que a população e o setor produtivo reforcem os cuidados preventivos para contribuir com o controle da doença, que teve um aumento expressivo do número de casos ativos nas últimas semanas.

Para alertar a imprensa local e os segmentos econômicos do município sobre esse cenário e pedir a colaboração no combate à disseminação do vírus, o Sistema de Comando de Operações (SCO) da Prefeitura promoveu, nesta semana, uma rodada de reuniões (quatro on-line e uma presencial) com representantes dos setores.

“Foram reuniões muito produtivas, em que apresentamos: as nossas ações de enfrentamento da pandemia; os nossos indicadores da Matriz de Risco da Covid-19; a tendência ao aumento de casos – uma realidade em todo o país –; a possibilidade de Cachoeiro voltar ao risco moderado e as mudanças nas medidas qualificadas”, afirma o prefeito Victor Coelho.

“Também ouvimos os participantes, esclarecemos dúvidas e, no caso do setor produtivo, pedimos que todos cumpram à risca as regras de funcionamento, que são muito importantes para diminuirmos o ritmo do contágio. À imprensa, pedimos apoio na divulgação das informações relacionadas à pandemia, para esclarecimento da opinião pública, o que é fundamental em tempos de fake news”, complementa.

Matriz de risco

Nos encontros, foi explicado o funcionamento da Matriz de Risco de Convivência que, para definir a classificação do município, considera o coeficiente de casos ativos da doença; número de testes realizados; média móvel de óbitos e a taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento da covid-19 disponibilizados pelo governo estadual em todo o Estado.

“Destacamos para os participantes que a Prefeitura cuida, diretamente, da testagem, indicador em que Cachoeiro está muito bem, já tendo realizado mais de 29 mil testes, o que corresponde a 140 testes por mil habitantes. Em relação aos casos ativos, compartilhamos a responsabilidade com toda a sociedade. Realizamos as ações preventivas, mas é preciso que cada um faça a sua parte, mantendo os protocolos sanitários, para termos êxito na redução da transmissão. Melhorando esse indicador, melhoramos os demais”, explica o prefeito.

Os participantes saudaram a iniciativa da administração municipal. “Foi uma boa oportunidade para, juntos, avaliarmos a melhor conduta para essa situação que vivemos. E, também, uma forma de apresentar as demandas dos lojistas e como tudo isso os afeta”, avalia o comerciante Romulo Salqueto.

João Paulo Marques, representante de um supermercado da cidade, também avaliou, positivamente, o diálogo entre poder público e representantes das atividades econômicas. “Foi muito proveitoso”, frisou.

Novas medidas qualificadas do grau moderado

Comércio
Funcionamento: sem limitação de horário, de segunda a sábado.
Restrições: 1 pessoa por 10 m², uso de máscara e distanciamento de 1,5 m em filas.

Shoppings, galerias e centros comerciais
Funcionamento: sem limitação de horário, de segunda a sabado; domingo até as 16h.
Restrições: 1 pessoa por 22 m², considerando a área de circulação e uso coletivo; uso de máscara; distanciamento de 1,5 m em filas; dispensers com álcool gel 70% em pontos estratégicos, tais como acessos, elevadores, escadas, praça de alimentação, sanitários, áreas do shopping center, áreas de balcões de atendimento.

Praças de alimentação dos shoppings

Funcionamento: de segunda a sábado, sem limitação de horário; aos domingos, até as 16h.
Restrições: distância de 2 metros entre as mesas e demais medidas já previstas para o grau moderado (em caso de música ao vivo, público a 4 m do palco, sem pista de dança e atendimento ao público sentado).

Estabelecimentos de alimentação (incluindo bares e lojas de conveniência)
Funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 22h; aos domingos, até as 16h.
Restrições: não houve mudanças das medidas qualificadas (espaçamento de 2 m entre mesas; em caso de música ao vivo, público a 4 m do palco, sem pista de dança e atendimento ao público sentado).

Atividades essenciais
Funcionamento: segue sem limitação de dias e horários.
Restrições: não houve mudança nas medidas qualificadas do grau moderado – atendimento de pessoas em até 50% da capacidade do estabelecimento; com limitação a 02 pessoas por família; até 05 pessoas por caixa aberto e distância mínima de 1,5 m em filas.

Mudanças nas medidas qualificadas do grau moderado:
– Limite de 300 convidados;
– Shows e boates seguem proibidos em todos os graus de risco;
– Recomendação de não funcionamento de eventos com shows pirotécnicos.