Caixa Ecológica é apresentada em centro social da LBV

Projeto visita escolas e instituições de Cachoeiro

Nesta segunda-feira (25), mais um grupo de crianças recebeu a apresentação do projeto Caixa Ecológica, em Cachoeiro. Desta vez, foram as que são atendidas no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV), no bairro Independência.

Com o suporte de uma caixa montável que se transforma em estante de livros, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) aposta na leitura como ferramenta para conscientizar o público infantil sobre a importância da preservação dos recursos naturais.

Durante a atividade, os servidores municipais contam aos pequenos a história do livro “A árvore generosa”, clássico da literatura infantil de 1964, de modo a despertar o interesse deles e facilitar o aprendizado. Cerca de 40 crianças participaram da ação, que aconteceu no centro social, a pedido da LBV.

“Atividades como essa, com muita dinâmica e interação, prendem a atenção da criança. Elas se divertiram bastante, e a nossa equipe acabou aprendendo também um pouco mais sobre os temas ambientais”, comentou a assessora de comunicação da LBV local, Marciani Neves.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente em exercício, Fernando Martins, a ideia é obter a maior interação possível com as crianças. “Quanto mais interessante a forma de apresentar o tema, como, por exemplo, a contação de histórias, mais elas participam, absorvem e multiplicam a informação com a família”, avalia.

Para solicitar a visita do projeto, escolas públicas e particulares e entidades sociais podem entrar em contato com a gerência de Educação Ambiental da prefeitura pelo número 3155-5311.

Enredo de “A árvore generosa”

Todos os dias, um menino vai até uma árvore para se pendurar em seus galhos, comer suas maçãs e descansar sob sua sombra. O menino ama a árvore, e ela, feliz, também o ama. Porém, o tempo passa, o garoto cresce e começa a desejar mais do que a simples companhia de sua amiga para brincar e repousar. Passa a querer dinheiro, uma casa, uma esposa. E a árvore, sem muitos recursos para ajudá-lo, mas disposta a qualquer coisa para vê-lo feliz, vai se desfazendo aos poucos, mostrando que, pelo amor do menino, pode abrir mão de sua própria vida.