Idosos e trabalhadores da saúde

Campanha de vacinação contra gripe começa na segunda (28) em Cachoeiro

Vacinação ocorrerá nas UBS com sala de vacinação e, também, na Policlínica Municipal
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na próxima segunda-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro dará início à campanha de vacinação contra a Influenza (gripe).

Dividida em duas etapas, a campanha é nacional e tem por objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus na população-alvo para a vacinação.

Na primeira fase da ação, o público-alvo serão pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da área da saúde. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos com a vacina contra influenza.

Além disso, os idosos também poderão aproveitar a oportunidade para colocar o esquema vacinal contra a Covid-19 em dia, caso haja atraso em alguma dose. Para aqueles que estão com o esquema completo com três doses, há ainda a oportunidade de tomar a quarta dose, que foi autorizada no Estado, na última segunda-feira (21).

Em relação aos trabalhadores da saúde, além do imunizante contra influenza, haverá, também, a oferta de doses contra o sarampo, por meio da 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo.

Em Cachoeiro, a aplicação dos imunizantes acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e interior do município que possuem sala de vacinação e, também, na Policlínica Municipal “Bolivar de Abreu” (Centro de Saúde).

“Estamos nos aproximando da época mais fria do ano, quando ocorre um aumento no caso de síndromes gripais. Por isso, é muito importante que os grupos prioritários não deixem de se vacinar contra o vírus influenza. Os trabalhadores da saúde, em especial, estão mais expostos à contaminação e, por isso, devem se imunizar o quanto antes. Já os idosos, em geral, possuem o sistema imunológico mais fragilizado, o que pode contribuir para complicações dos quadros respiratórios”, destaca o secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler.

Segunda etapa da campanha será em maio

Na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com início previsto para o mês de maio, serão contemplados: crianças (6 meses a menores de 5 anos), além de gestantes; puérperas, povos indígenas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores Portuários; Forças de Segurança e Salvamento; Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Por que devo me vacinar contra a influenza?

O objetivo da vacinação contra a influenza é reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe, visto que a Influenza está relacionada a uma série de complicações como pneumonia e doenças cardíacas, por exemplo.

Os idosos possuem maior predisposição em contrair doenças de trato respiratório, devido ao envelhecimento do sistema imunológico. O vírus influenza é um dos principais fatores relacionados à gripe e a pneumonia, essa segunda especialmente perigosa para o público acima dos 60 anos.

Unidades com sala de vacinação

UBS Aquidaban
UBS Aeroporto