Conscientização

Maio Amarelo destaca respeito e responsabilidade no trânsito

Orientações para um trânsito mais harmônico e seguro serão trabalhadas nas redes sociais da Prefeitura
Foto: Divulgação/PMCI

Com o objetivo de conscientizar sobre uma convivência mais harmônica no trânsito, o movimento nacional Maio Amarelo aborda, neste ano, o tema “Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito”.

Em Cachoeiro, panfletos on-line serão veiculados, a partir desta semana, nos perfis da Prefeitura em mídias sociais, com assuntos como a importância de respeitar a faixa de pedestres, utilização do cinto de segurança e da cadeirinha para as crianças no banco de trás, perigos do uso do telefone celular ao volante, do excesso de velocidade e do consumo de bebidas alcoólicas e direção, dentre outros. Devido à pandemia de Convid-19, as ações serão realizadas, apenas, pela internet.

A intenção da Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), por meio do Departamento de Educação Cidadã e Trânsito, é intensificar a conscientização sobre as leis de trânsito, com foco na redução dos índices de infrações, de acidentes e de vítimas.

As infrações mais recorrentes no município são: estacionar em locais proibidos, uso do aparelho celular ao volante, conduzir veículos com a documentão irregular e desrespeito às sinalizações.

“A campanha do Maio Amarelo é muito importante, pois é preciso reforçar, cada vez mais, a necessidade de um trânsito mais humano. A temática é justamente sobre isso e destaca os elementos necessários para que possamos conviver em harmonia no trânsito”, salienta o secretário municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.

Confira dicas para um trânsito mais seguro

Motociclistas: Sempre usem capacetes e equipamentos de segurança (luvas, jaquetas, botas e calças. Opte por materiais de maior resistência); transite com faróis acessos; use a faixa de tráfego e, caso seja um motoboy, faça um curso regulamentado pelo Conselho nacional de Trânsito (Contran), além disso, a moto deverá ter os dispositivos de segurança exigidos para essa atividade.

Ciclistas: Prefira vias de pouco tráfego; use capacete e equipamentos de segurança obrigatórios, como: campainha, sinalização e espelho retrovisor; transite pela ciclovia, ciclofaixa ou acostamento e nunca transporte carga que interfira no seu equilibro.

Motoristas: Esteja sempre com a Carteira de Habilitação e o documento do veículo regularizados; crianças menores de dez anos têm de estar no banco traseiro, com equipamento adequado; mantenha o veículo em boas condições; respeite a velocidade média permitida e sempre utilize o cinto de segurança.

Pedestres: Fiquem atentos às saídas dos carros das garagens; use a faixa de pedestre; utilize as calçadas e olhe para os lados antes de atravessar.