Antecipada

Campanha de vacinação contra gripe começa segunda-feira (23)

A campanha será dividida em três etapas; vacinação contribuirá para diagnóstico do novo coronavírus
Foto: Divulgação/PMCI

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) começará na próxima segunda-feira (23) e será dividida em três etapas, para que todos os grupos sejam atendidos de acordo com a prioridade. Em Cachoeiro, as doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município com sala de vacina, das 8h às 16h, na escola municipal Zilma Coelho Pinto (antiga Campanha), no bairro Ferroviários, das 8h às 16h, e no Pavilhão da Ilha da Luz (prédio da antiga escola municipal), das 8h às 12h.

A vacinação foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus. A dose contra a gripe não imuniza a população contra o Covid-19, mas é uma estratégia do governo federal para ajudar no diagnóstico, porque os sintomas das duas doenças são parecidos.

A primeira fase, que será iniciada na segunda-feira, abrangerá idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde. A segunda etapa começará no dia 16 de abril, e incluirá professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A terceira etapa se dará a partir do dia 9 de maio, compreendendo crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, presidiários e funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

“É importante que a população fique atenta às datas e compareça à unidade de saúde mais próxima para se vacinar, pois já existem casos confirmados do novo coronavírus no Espírito Santo. Por isso, devemos tomar todas as medidas possíveis para facilitar o diagnóstico de doenças e evitar a propagação”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

A secretária frisa ainda que, caso o usuário esteja gripado, com febre ou com sintomas gripais, é indicado que não procure a unidade de saúde neste momento para se vacinar. É necessário aguardar a estabilização dos sintomas para, em seguida, fazer a vacinação.

Sem vacinação no PPG

A vacina contra gripe não será disponibilizada na sala de vacinação do Centro de Saúde Paulo Pereira Gomes (PPG), no bairro Baiminas, que ofertará apenas as vacinas de rotina. Trata-se de uma medida de prevenção para os idosos, que fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus, uma vez que o PPG é um dos locais que fazem parte do fluxograma de atendimento – por isso a vacinação foi remanejada para a escola Zilma Coelho e para o Pavilhão da Ilha da Luz.

Confira os locais de vacinação:

Escola Municipal Zilma Coelho Pinto (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)
Escola do Pavilhão da Ilha da Luz (segunda a sexta-feira, das 8h às 12h)
UBS Abelardo Machado

UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos

Vacinação de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as unidades básicas.

Obs.: A vacinação ocorrerá uma vez por semana nas UBS que não possuem sala de vacina: Agostinho Simonato, Parque Laranjeiras, Recanto e Vila Rica.

Orientações de prevenção ao novo coronavírus:

– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;

– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;

– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.