Campeão brasileiro de parapente avalia condições de voo em São Vicente

Frank Brown esteve no local, próximo à Pedra da Penha, nesta semana

Com o objetivo de oferecer mais atividades de esportes radicais e o turismo de aventura em Cachoeiro, as equipes das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Semesp) e Agricultura e Interior (Semai) receberam, na tarde desta terça-feira (26), o renomado piloto capixaba de parapente, Frank Brown, para uma visita à rampa de voo livre no distrito de São Vicente.

As equipes da prefeitura e o piloto analisaram o potencial do local, próximo à Pedra da Penha, para a realização de uma revoada de parapente, modalidade muito praticada no Estado, devido às suas ótimas condições para voo, tanto para o lazer quanto para competição.

Segundo a secretária de Esporte e Lazer de Cachoeiro, Lilian Siqueira, o encontro foi muito produtivo. O piloto fez uma avaliação técnica e atestou que o local está apto para a prática do esporte. “As secretarias municipais de Esporte e Lazer,  de Cultura e Turismo  e  de Agricultura e Interior estão envidando esforços para  o desenvolvimento do esporte radical em nosso município. Temos potenciais naturais que a região oferece para esportes de aventura e, com isso, divulgamos os locais, motivamos a vinda de visitantes, contribuímos para a economia local”, frisou.

Frank possui onze títulos de campeão brasileiro de parapente, recordes de distância percorrida, incluindo um pan-americano e dois mundiais, além de um vice-campeonato mundial na categoria, a melhor posição já conquistada por um brasileiro.

“A rampa tem um visual muito bonito, um pouso bom e seguro e altura favorável. Precisamos fazer uma revoada com outros atletas. Podemos pensar em um evento estadual, nacional e, quem sabe, até internacional. A região de voo já é bastante conhecida por ser próxima à rampa de Castelo, que já foi sede de competições nacionais e internacionais. Temos muitos adeptos do voo livre no Estado. Acredito que eventos por aqui contribuem para atrair mais praticantes e fortalecer ainda mais o nosso esporte”, comentou Frank.

Circuito de turismo

Outro fator que favorece a realização do evento é o acesso ao local, que apresenta estradas que receberam melhorias recentemente, a partir de intervenções da Semai, para desenvolvimento do projeto do Circuito de Turismo Rural que será implantado no município.

O projeto visa aproveitar os recursos naturais e paisagens do interior do município para ofertar serviços de turismo e lazer, além de gerar alternativas de emprego e renda para os agricultores, seus familiares e moradores. “Todo o processo de implantação deve durar, aproximadamente, três anos. Com a iniciativa, será criada uma infraestrutura nas localidades com suporte ao turista, com lanchonetes, pousadas, guias turísticos e transporte”, explicou o secretário de Agricultura e Interior, Robertson Valladão.