Bem-estar animal

“Cãominhada” movimentou centro de Cachoeiro no domingo (9)

Evento reuniu mais de 200 tutores de animais com atividades variadas
Foto: Márcia Leal/PMCI

Na manhã do último domingo (9), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cachoeiro promoveu a segunda edição da “Cãominhada”, em comemoração ao Dia Mundial dos Animais (4 de outubro).

Animados e cheios de disposição, os cãezinhos e seus tutores – cerca de 200 – deram um verdadeiro show, pelas ruas do Centro, e chamaram a atenção por onde passaram.

A concentração foi no Museu Ferroviário Domingos Lage (Linha Vermelha), de onde os participantes partiram em direção à Praça de Fátima, na avenida Beira Rio. Por lá, várias atividades gratuitas os aguardavam, como desfile de pets e feira de adoção responsável, além de pintura facial, algodão-doce e pula-pula para as crianças.

“Foi um evento muito importante para a socialização dos nossos cães. Eles gostam de interagir, assim como nós. Foi uma ótima oportunidade, também, para conscientizarmos sobre a vacinação e os cuidados com os animais”, afirmou Otávio Bastos, que levou seu cachorro para curtir a “Cãominhada”.

Para Tereza Lobo, guarda municipal de Cachoeiro, a atividade teve um significado ainda maior. Durante o evento, ela se encantou por um dos cães da feira de adoção e decidiu dar um novo lar para o animal. Ao todo, dez pets que estavam sob a tutela da Semma foram adotados – sete cães e três gatos.

“Quando vi esse cachorrinho para adoção, eu o achei muito fofo e me encantei no primeiro momento. Ele é tão calminho e tranquilo, fiquei apaixonada”, disse.

“Foi um momento muito especial, de confraternização entre tutores e seus animais de estimação. Além de promover a interação social, a ‘Cãominhada’ tem como principal objetivo chamar atenção da sociedade sobre a importância dos cuidados e proteção dos animais. Agradecemos a todos que participaram desse belo encontro”, afirmou Luana Fonseca, secretária municipal de Meio Ambiente de Cachoeiro.

Confira todas as fotos do evento no Flickr da Prefeitura de Cachoeiro