Stone Fair

Capital do mármore, Cachoeiro sedia feira internacional na próxima semana

Parque de Exposição do município recebe últimos preparativos para o evento
Foto: Divulgação/PMCI

Os preparativos para a edição 2022 da Cachoeiro Stone Fair, que será realizada na próxima semana, de terça (23) a sexta-feira (26), avançam em ritmo acelerado no Parque de Exposição “Carlos Caiado Barbosa”, no bairro Aeroporto.

A estrutura que abrigará os cerca de 180 representantes de empresas de rochas ornamentais já está quase pronta. Estarão presentes empreendedores de diversos ramos, como marmoristas, distribuidores e importadores, além de profissionais ligados à tecnologia e construção civil.

Durante os quatro dias de evento, os expositores irão apresentar seus produtos, serviços e inovações para o setor que, em 2021, bateu recorde histórico com faturamento de US$ 1,3 bilhão em exportações.

De acordo com a organização, é esperado que o evento atraia empresários de diversas partes do Brasil e do mundo, com um público estimado em 17 mil pessoas.

“Conhecida como a ‘capital do mármore’ pelo seu importante parque industrial de beneficiamento de mármore e granito, Cachoeiro de Itapemirim, junto com outros municípios da região, compõe o mais importante Arranjo Produtivo Local (APL) de rochas ornamentais do Brasil, destacando-se como o maior polo de beneficiamento de rochas das Américas e o 2º maior polo industrial do mundo no setor. Cachoeiro de Itapemirim, isoladamente, foi responsável por 25% das exportações do Estado nos últimos quatro anos”, destaca Ed Martins, presidente do Sindirochas.

Aquecimento da economia local

Além de movimentar o setor de rochas, o evento também afeta, positivamente, segmentos do turismo de negócios da região. Faltando menos de uma semana para a realização da feira, a rede hoteleira de Cachoeiro já está com ocupação completa.

A expectativa é de aquecimento, também, dos setores de alimentação e serviços. Com o fluxo de turistas na região, a tendência é de que o número de clientes, nesses estabelecimentos, cresça durante os dias de evento.

“A Cachoeiro Stone Fair é muito esperada não apenas pelos empresários de rochas ornamentais, mas, também, pelos empreendedores locais, que encontram, na realização do evento, a oportunidade de aumento no número de clientes. Isso aquece a economia regional e gera mais arrecadação para o município”, destaca o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.

Prefeitura estará presente no evento

A Prefeitura de Cachoeiro estará presente na feira com um estande para apresentar o projeto de reforma do Parque de Exposição e divulgar, junto aos empreendedores, as ações do município de incentivo aos setores econômicos, com o objetivo de atrair mais investimentos para a região.

Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) participa dos preparativos para o evento e está pavimentando o Parque de Exposição com Revsol, material derivado da produção de aço que é doado ao município e tem sido aplicado em estradas vicinais do município.

A Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze, com promoção do Sindirochas e Cetemag e apoio da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. Mais informações sobre o evento: www.cachoeirostonefair.com.br.

“Descubra Cachoeiro”

Quem estiver visitando Cachoeiro, durante a Stone Fair 2022, poderá contar com uma ferramenta para explorar os atrativos turísticos da Região. Trata-se do aplicativo “Descubra Cachoeiro”, que reúne informações sobre atrações, eventos e estabelecimentos da cidade.

Nele, também é possível obter dados e orientações para visitação a centros culturais, patrimônios históricos e naturais e, também, opções de lazer voltadas ao turismo rural, religioso, esportivo e ecológico.

O aplicativo conecta o usuário ao Google Maps, indicando a rota correta para acesso aos locais. A ferramenta está disponível para celulares com sistema Android e iOS.