Notícias

Carnaval: rodoviária receberá ação com foco na prevenção de ISTs

Haverá distribuição de preservativos e de material educativo

Com a proximidade do carnaval, a Secretaria de Saúde de Cachoeiro intensifica as ações de conscientização com foco na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST). Uma das estratégias é a distribuição de preservativos e material educativo na Rodoviária Gil Moreira, no bairro Gilberto Machado, nesta sexta-feira (1).

Coordenada pela equipe do Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias), a ação será realizada, das 7h às 19h, aproveitando o grande fluxo de passageiros embarcando e desembarcando no terminal.

A intenção é reforçar e alertar sobre a importância da prática do sexo seguro, em uma época em que aumenta o número de viagens e, também, de relações entre desconhecidos.

“O acesso a informações sobre os riscos da relação sexual desprotegida e da alternância de parceiros é fundamental para a diminuição dos casos das ISTs, como a aids, sífilis e as hepatites B e C. E o uso do preservativo é uma das formas mais eficazes de prevenção”, frisa a coordenadora do Crias, Kamila Gomes Marvila.

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam), em 2018 foram registrados em Cachoeiro 58 novos casos de aids em adultos e 319 de sífilis adquirida.

Dados recentes do Ministério da Saúde mostram que, no país,  a população entre 25 e 39 anos de idade é a mais suscetível a contrair as enfermidades transmitidas pelo sexo. O público jovem, na faixa etária entre 15 e 24 anos de acordo com pesquisa, é o que menos usa preservativos.

Nas unidades básicas de saúde de Cachoeiro, o trabalho de conscientização e a distribuição de preservativos são permanentes.

Exames gratuitos para diagnósticos

Também durante todo o ano, o Crias oferece exames gratuitos para detecção de hepatites B e C, sífilis e HIV. Uma vez confirmado que o paciente contraiu uma delas, o tratamento é iniciado de imediato, por meio do Sistema Único de Saúde. A unidade está localizada à rua Mario Imperial, 23, Ferroviários, próximo à escola Anacleto Ramos. O telefone é (28) 3511-8246.